segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

PROSPECÇÃO NACIONAL: Palmeira (SC Braga) e André Almeida (CF Belenenses)

Palmeira (SC Braga)

Nome Completo: Mário José da Costa Palmeira
Data de Nascimento: 24/09/1989 (19 anos)
Local de Nascimento: Constantim (Vila Real)
Nacionalidade:
Portugal

Altura: 187 cm
Peso:
78 Kg

Clube:
SC Braga

Posição:
Defesa Central


Em Portugal os "3 grandes" do Futebol detêm o monopólio dos talentos portugueses, em especial nas suas camadas jovens, onde parecem ser poucos os jogadores a "escaparem". Palmeira é um desses jovens que, talvez por viver no interior, foi descoberto tarde de mais, se assim se pode dizer. Nascido em 1989, completou a sua formação nos Juniores A do Diogo Cão, clube de Vila Real, que compete na 2ª Divisão do Campeonato Nacional d
o respectivo escalão.

Quem o veio recrutar, depois de várias observações, foi o Sporting de Braga. Pensava-se que seria para um empréstimo a um clube de divisões inferiores. Mas Jorge Jesus, admirador das suas capacidades optou por lhe dar uma oportunidade de permanecer no plantel principal. Com uma concorrência extremamente forte para a posição de Defesa Central, podia ter as suas oportunidades face às lesões dos seus colegas de posição... não fosse ele também vítima das lesões que assolaram a defesa do Sp. Braga.


Garante quem o viu o jogar que se trata de um Central com classe, que sabe jogar de cabeça levantada, a quem se augura um bom futuro. O único senão, apontado também pelo treinador Jorge Jesus, é o facto de Palmeira ter permanecido muito tempo num clube onde não podia expressar toda a sua qualidade. Contudo, ao serviço do Diogo Cão já chegou às Selecções Jovens, nomeadamente à Sub-19. Foi o 2º jogador que o Diogo Cão colocou nas Selecções Nacionais. O outro dá pelo nome de... Simão Sabrosa. Não somando qualquer minuto em jogos oficiais, Palmeira vai completar o resto da temporada no Ribeirão, por empréstimo.



André Almeida (CF Belenenses)

Nome Completo: André Gomes Magalhães de Almeida
Data de Nascimento:
13/09/1990 (18 anos)

Local de Nascimento: Loures
Nacionalidade: Portugal
Altura:
178 cm

Peso:
73 Kg

Clube:
CF Belensenses

Posição: Médio Interior/Médio Ofensivo

O outro jogador de quem vou falar, é dos tais que não passou despercebido aos grandes do nosso Futebol. André Almeida, actualmente no Belenenses. Recrutado pelo Sporting, em 2005/06 fez parte da equipa de Juvenis B. Na época seguinte, André Almeida ingressou no Alverca, certamente com o objectivo de jogar mais regularmente. Não só no jogou muito, como o fez com qualidade, resultando numa nova "viagem" rumo a clube de dimensão superior ao Alverca: o Belenenses.

Foi na época passada que se iniciou ao serviço dos Juniores A do clube de Belém. Devido a uma lesão, a sua afirmação não foi imediata, mas chegou a tempo de mostrar credenciais no clube e na Selecção onde chegou a ser chamado aos sub-19.
Mesmo sendo actualmente junior de 2º ano, André Almeida convenceu em primeiro lugar, Casemiro Mior, e depois Jaime Pacheco, a permanecer no plantel principal. E foi mesmo com este último no banco, que André Almeida se estreou na Liga Sagres. Foi à 10ª Jornada frente ao Marítimo, entrando aos 80' para o lugar de Silas. Foram, certamente 10 minutos muito proveitosos, e em que também se registou um cartão amarelo já no tempo de compensação. Na Liga Intercalar, competição com o objectivo de dar minutos na sua situação, ja soma 5 encontros, o último dos quais a titular. Também nesta competição já marcou por 1 ocasião. Dada a actual situação classificação do Belensenses, é pouco crível que André Almeida possa ter mais oportunidades, e numa posição onde alinham habitualmente Silas ou José Pedro.


Aqui estão 2 jovens internacionais com qualidade que procuram encontrar o seu espaço na Futebol Português. Pedia a todos os leitores que comentassem este post com a sua opinião acerca dos jogadores retratados.

3 comentários:

  1. Este artigo também foi publicado no blog Finta&Remata

    Podem acede através de fintaeremata.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. conheço o André e ele é um jogador de grande qualidade, com muito para dar!!

    ResponderEliminar
  3. O André faz anos a 10 de Setembro, não a 13. E tem 19 anos.

    :)

    ResponderEliminar