quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

PROSPECÇÃO INTERNACIONAL: Adem Ljajic (Partizan)

Nome Completo: Adem Bojan Ljajic
Data de Nascimento:
29/09/1991 (17 anos)
Local de Nascimento:
Novi Pazar (Sérvia)
Nacionalidade:
Sérvia
Altura:
181 cm
Peso:
-
Clube:
Partizan (Empréstimo por Manchester United)
Posição:
Extremo Direito
Camisola Nº:
22
Vídeos:
Vídeo 1

Adem Ljajic é mais um valor sérvio, numa selecção que parece ter o futuro bem assegurado com jovens jogadores a fazerem lembrar os aúreos tempos da ex-Jugoslávia. Ljajic provavelmente deve ter sido o último a sair do anonimato e também aquele que o fez ainda com uma idade precoce. Com apenas 17 anos, já Alex Fergunson tinha solicitado a sua contratação e que viu assegurada algum tempo depois.

Mas vamos então fazer uma breve apresentação deste extremo direito. Adem Ljajic fez a sua aparição no futebol profissional à relativamente pouco tempo. Foi a 29 de Julho de 2008 (de salientar que Ljajic tinha nesta altura 16 anos) que se estreou numa partida frente aos azeris do Inter Baku a contar para 1ª mão de 2ª pré-eliminatória de acesso à Fase de Grupos da Liga dos Campeões, tendo entrado aos 51 minutos.


Em Outubro de 2008, Ljajic foi convidado para um período de testes no Manchester United. Os dirigentes do Parizan confirmaram que o jogador tinha autorização do clube, pois tinha havido contacto entre o Manchester United e o Partizan, aquando de uma deslocação da selecção Sérvia Sub-19 ao Reino Unido, para disputar a Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa da categoria.


A 2 de Janeiro foi revelada a notícia que dava conta da contratação de dois jovens atletas do Partizan por parte do Manchester United. Um deles foi mesmo Ljajic e o outro contratado foi Zoran Tosic. Este último juntou-se de imediato à sua nova equipa, enquanto que Ljajic terá de aguardar até Janeiro de 2010 para poder partilhar o balneário com jogadores como Ronaldo, Rooney, Scholes, Van der Sar, os compatriotas Vidic e o já citado Tosic, e ainda ter a oportunidade de ser orientado por uma lenda viva do futebol mundial: Sir Alex Ferguson.

Contudo, até lá terá de continuar a evoluir no Partizan onde luta nesta momento com o arqui-rival Estrelha Vermelha pela conquista do campeonato nacional. Para já, tem sido uma presença regular na sua equipa, contabilizando 10 encontros e marcado dois golos. Em termos europeus, para além do jogo de estreia, ainda participou em mais quatro partidas, três delas já a contarem para a Taça UEFA.

Dada a sua enorme juventude, é com normalidade que se aceita o facto de ainda não ter qualquer internacionalização AA, embora não duvide que seja uma questão de tempo. O caminho está a ser preparado, encontrando-se Ljajic actualmente ao serviço dos Sub-21, que já representou por duas ocasiões e facturou por uma vez.


É com expectativa que os adeptos do bom futebol aguardam a chegada de Ljajic a Terras de Sua Majestade, até por Alex Fergunson não se costuma enganar neste tipo de contratações, um pouco à imagem da contratação de Cristiano Ronaldo (apesar de este rumar logo para Manchester). Até lá, pode acompanhar a sua evolução no Partizan e na Selecção Sérvia, que cada vez vem melhorando, esperando-se uma surpresa, se não no Mundial de 2010, será no Europeu realizado na Ucrânia em 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário