quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

PROSPECÇÃO NACIONAL: Rúben Micael (CD Nacional) e André Pinto (CD Santa Clara)

Rúben Micael (CD Nacional)

Nome Completo: Rúben Micael Freitas da Ressureição
Data de Nascimento: 19/08/1986 (22 anos)
Local de Nascimento: Câmara de Lobos
Nacionalidade: Portugal
Altura: 175 cm
Peso: 73 Kg
Clube: CD Nacional
Posição: Médio Centro
Camisola Nº: 14

Aproveito mais uma vez esta rubrica para mostrar uma revelação que andava "escondida" na 2ª Divisão Nacional, no União da Madeira. Rúben Mical tem vindo aos poucos a conquistar o seu espaço no Nacional e, na minha modesta opinião, é a par de Nené um dos atletas que mais tem influenciado a ótima prestação da turma de Manuel Machado, que terminou a primeira volta num honroso 5º lugar.

Desde o ano de 2006 que Rúben Micael estava no modesto União da Madeira, o que quer queiramos quer não, teve influência na sua transferência, pois certamente teve o desejo de permanecer o mais tempo possível na terra de onde é natural.

Como se pode ver, Manuel Machado não tinha a ideia de o colocar a jogar de imediato e designar-lhe a importância que tem actualmente. Num posto para onde existem várias opções capazes de desempenhar o lugar com mestria, Rúben Mical teve que aproveitar cada minuto que dispôes. Começando quase sempre no banco, foi a partir da 5ª jornada que passou a ter uma utilização mais frequente. O 1º jogo completo, foi para Taça da Liga frente à U. Leira no dia 29 de Outubro.

Depois de já ser uma opção válida e ser utilizado em quase todas as partidas, o 1º golo surgiu a vitoria de 3-2 sobre o Paços de Ferreira. Então tomou-lhe o gosto e marcou no jogo seguinte, frente ao FC Porto para a Taça da Liga. A 1ª vez que foi penalizado com um cartão amarelo, foi no último confronto com o Sporting onde foi dos melhores em campo.

Rúben Micael assume-se com um típico nº 8 e a facilidade com que resolve cada lance é impressionante. Parece tomar sempre a decisão correcta, seja para manter a posse de bola e iniciar desde logo o contra ataque. Depois de soltar a bola numa das alas ou mesmo nas costas da defesa contrária, tem a inteligência suficiente para ainda aparecer à entrada da área no momento de finalização. Assim, consegue ser uma alternativa de passe ou tenta logo ganhar a chamada 2ª bola. Na minha opinião, peca um pouco na finalização e na hora de rematar, mas tudo isto são factores treináveis.

Defensivamente, posiciona-se ao lado de Cléber, se bem que tenha mais facilidade em dobrar os seus colegas nas laterais. Procura evitar o contacto físico e assumir-se sobretudo como o "maestro" da equipa. Penso sinceramente ter qualidade para almejar outros voos. Não digo que seja um grande, pelo menos para já parece improvável, mas é certamente uma opção seguríssima para equipas portuguesas com orçamentos e objectivos mais ambiciosos que o CD Nacional.



André Pinto (CD Santa Clara)

Nome Completo: André Almeida Pinto
Data de Nascimento: 05/10/1989 (19 anos)
Local de Nascimento: Vila Nova de Gaia
Nacionalidade: Portuguesa
Altura: 193 cm
Peso: 85 Kg
Clube: CD Santa Clara (Empréstimo por FC Porto)
Posição: Defesa Central
Camisola Nº: 22

Continuando a falar de mais um talento insular, é lugar de falar naqueles que muitos acreditam ser o próximo grande central a sair da formação portista, que já viu serem formados jogadores como João Pinto, Jorge Costa, Jorge Andrade, Ricardo Carvalho e mais recentemente Bruno Alves. No seu primeiro ano de senior, o FC Porto optou por fazer rodar André Pinto na Liga Vitalis, e numa equipa com ambições em regressar ao principal escalão do Futebol Português. Para já, nada está perdido e o CD Santa Clara está este momento na 2ª posição logo atrás do Olhanense.

André Pinto tem sido um jogador fundamental no conjunto açoriano e tem-se assumido como um "patrão" daquela defesa. Para comprovar esta afirmação basta referir que André Pinto é um dos jogadores mais utilizados da equipa, participando em todos os jogos até agora disputados para a Liga Vitalis, à excepção do encontro relativo à 9ª jornada, pois encontrava-se suspenso devido ao 5º cartão amarelo que lhe tinha sido admoestado.

Com uma estampa física impressionante e também uma maturidade assinalável para este nível, André Pinto deixa bem vincada a sua importância nas bolas paradas, sejam defensivas ou ofensivas. Nesta temporada, são já 2 golos que leva na sequência de lances deste género, cada vez mais importantes e influentes no futebol actual.

A manter-se esta regularidade e, quiçá, com a conquista de um lugar que permita a subida à Liga Sagres, André Pinto aproveita da melhor forma o empréstimo e vê-se na iminência de assegurar um lugar no plantel do FC Porto para a época de 2009/10. Na minha opinião, se para a próxima temporada for necessário um defesa central para o plantel dos "dragões", será escolhido entre os seguintes nomes: André Pinto, Nuno André Coelho e ainda a possibilidade de equacionar Bura, actualmente a defender as cores do Sp. Covilhã.

Com toda a formação realizada ao serviço do FC Porto, onde era sempre uma das principais figuras das equipas jovens, foi com naturalidade que também vinha percorredo todas as selecções nacionais jovens à medida que ia progredindo. Actualmente, encontra-se nos Sub-21 e o "salto" para os AA antevê-se muito difícil, pois se há posição em que Portugal está bem servido, é a de defesa central. Para além disso, parecem existir outros jovens na calha e com mais "rodagem". Contudo, isso não deve ser impeditivo para que André Pinto possa ter os seus objectivos e que acredito que, mais cedo ou mais tarde, os possa alcançar.


Já agora, levanto a seguine questão: que jogadores portugueses sugerem para futura "apresentação"?

4 comentários:

  1. Este Ruben ´dos tais jovens que tê de ser seguidos de perto, notável visão de jogo, boa percepção dos lances, velocidade qb, consider-o um autêntico box-to-box, um pouco à semelhança de Tiago.
    O André pinto, desculpa a ignorância, mas não conheço.

    ResponderEliminar
  2. Adoro-te andré pinto és o maior

    ResponderEliminar
  3. Ah grande André!! Sempre em grande..
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. aproveito para referir que existe um jogador de nome diego,defesa esquerdo, que joga no sp. covilha emprestado pelo belenenses, e que tem somente 19 anos e na sua primeira época de senior é o 28º jogador mais utilizado na liga vitalis, pelo que me merece referencia este jovem.

    ResponderEliminar