sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

PROSPECÇÃO INTERNACIONAL: Papastathopoulos (Génova)

Nome Completo: Socratis Papastathopoulos
Data de Nascimento:
09/06/1988 (20 anos)
Local de Nascimento:
Kalamata (Grécia)
Nacionalidade:
Grécia
Altura:
183 cm
Peso:
82 Kg
Clube:
Génova
Posição:
Defesa Central
Vídeos:
Vídeo 1

É já um dos valores seguros do Futebol Grego e afigura-se com uma promessa para os próximos anos brilhar na Europa. Actua como Defesa Central e, actualmente tenta afirmar-se no exigente campeonato italiano. Natural de Kalamata, eu os primeiros toques numa bola no Apollon Petalidiou. Depois de algum tempo transferiu-se para o Aias Paralias. Foi ao serviço deste clube que o AEK Atenas reparou nele e resolveu contratá-lo no final da época 2004/05. Estreou-se oficialmente num jogo da Taça da Grécia com o PAS Giannina e logo com um golo contribuindo para a vitória do AEK por 3-0. Em Dezembro, Papastathopoulos "rodou" por empréstimo, num clube da 2ª Divisão Grega: Niki Volou. Durante este período que serviu para ganhar experiência, alinhou em 15 partidas e sem nenhum golo marcado.

Foi então que se deu o regresso definitivo ao AEK Atenas, desta feita para cumprir um época completa. Em 2006/07 cumpriu 14 jogos. De destacar também a sua estreia na Champion´s League, onde alinhou em 3 dos 6 jogos disputados. Com uma concorrência forte, como por exemplo, Dellas ou Vagelis Moras, certamente que Papastathopoulos se sentiu satisfeito pelas oportunidades concedidas e, que fez o máximo para convencer o seu técnico. E de facto conseguiu, mas foi apenas na época seguinte, 2007/08, que viria a "explodir". Nessa temporada, assumiu-se como uma as principais figuras da equipa, deixando inclusive o nosso bem-conhecido Geraldo no banco de suplentes. No final desta época, viria a transferir-se para os italianos do Génova por um verda a rondar os 4 Milhões de €. Ao serviço do AEK, foram 57 jogos disputados com apenas 2 golos marcados. Mesmo não tendo obrigatoriedade de marcar, este será certamente um dos seus handicaps. Marcou uma nova era no clube, ao ser o mais novo capitão de sempre da sua equipa. Foi a 14 de Maio de 2008, no dérbi com o Panathinaikos, e Papastathopoulos contava apenas 19 anos.

A estreia na Série A deu-se a 27 de Setembro frente à Fiorentina. Curiosamente, o primeiro golo surgiu poucos dias depois, a 5 de Outubro,na vitória por 3-2 do Génova com o Nápoles. Até à data em que estava a escrever este artigo, o grego alinhou em 6 encontros e marcou 2 golos.

Mesmo assim, é em termos internacionais que este central mais "tem dado nas vistas". No Campeonato da Europa Sub-19 em 2007, foi capitão da Selecção Helénica que chegou à Final com a Espanha. Curiosamente, não participou na final, pois tinha sido incorrectamente admoestado com o 2º cartão amarelo na competição, na meia-final, com a Alemanha. Mesmo assim, ficou mostrada a qualidade desta jovem ao ser nomeado para a Equipa Ideal da Prova. Ao serviço dos Sub-19 foram 20 os jogos realizados com 2 golos apontados. A evolução continuou e, naturalmente, chegou aos Sub-21. Neste escalão etário fez apenas 6 partidas, não se registando qualquer golo marcado.

A chegada à Selecção Principal, ocorreu a 5 de Fevereiro de 2008 num amigável com a República Checa. A partida tinha como objectivo a preparação para o Euro'08, e ao ser convocado, Papastathopoulos tinha razões para acreditar numa participação no Europeu para defender o título conquistado em Portugal. A poucos dias da competição, Otto Reahhagel anunciou um lista de 24 atletas pré-convocado, sendo que um teria de ficar de fora, pois apenas podem ser convocados 23 jogadores por selecção. Fazendo parte da pré-selecção, foi mesmo o 24º jogador, ficando a assistir aos jogos do seu país pela TV. Contudo, muitas serão as oportunidades de participar nestas grandes competições de selecções, dada a juventude do atleta e o potencial demonstrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário