terça-feira, 13 de janeiro de 2009

PROSPECÇÃO NACIONAL: Lucas (Vitória SC) e Pedro Moreira (Boavista FC)

Lucas (Vitória SC)

Nome Completo: Klysman Lucas Lopes Silva
Data de Nascimento: 15/06/1990 (18 anos)
Local de Nascimento:
Rio de Janeiro (Brasil)
Nacionalidade: Brasil
Altura:
184 cm
Peso: 77 Kg
Clube:
Vitória SC
Posição:
Avançado
Camisola Nº:
22

Nascido no Brasil, foi aos 11 anos que Lucas veio para Portugal, juntamente com os seus familiares. No Vitória de Guimarães, deu os primeiros pontapés da bola de forma mais séria. De resto, está nos "vitorianos" desde o ano 2001. Pelos vários escalões que teve necessariamente de percorrer, foi deixando sempre a ideia que poderá um dia ser um valor seguro do Futebol Nacional. É publicamente reconhecido o mérito do Vitória de Guimarães na formação de jogadores e, Lucas é dos mais recentes e dos que mais esperanças traz aos ferverosos adeptos, a par de Vítor Bastos.

Foi em 1990 que nasceu, significando que actualmente cumpre o seu último ano de junior. É um periodo absolutamente decisivo naquilo que pode vir a ser a sua carreira, mas Lucas parece que já passou esse período, pois está absolutamente integrado no plantel sénior, sendo mesmo um dos poucos avaçados disponíveis por Manuel Cajuda. Na Liga Sagres, já participou mesmo em 2 encontros, embora ainda não tenha festejado nenhum golo.

Espera-se muito deste forte avançado e é caso para dizer que o Futebol Português está a precisar.


Pedro Moreira (Boavista FC)

Nome Completo: Pedro Manuel da Silva Moreira
Data de Nascimento:
15/03/1989 (19 anos)
Local de Nascimento: Lousada
Nacionalidade:
Portugal
Altura:
182 cm
Peso:
75 Kg
Clube: Boavista FC (Empréstimo do FC Porto)
Posição: Médio Centro
Camisola Nº:
8

Pedro Moreira é natural de Lousada, mas foi no vizinho FC Penafiel que foi alimentando o sonho de ser profissional de Futebol. Em 2007/08 foi contratado pelo Boavista FC para completar a sua etapa de formação. Era o último ano e júnior e tinha de mostrar as suas qualidades para agarrar um lugar no plantel principal do Boavista.

A Liga Intercalar foi a "montra" para Pedro Moreira, onde se estreou pela equipa sénior em 12 de Dezembro de 2007. Na semana seguinte, deu-se a estreia na Liga Sagres, entrando os 88' para o lugar de Zé Kalanga. A 2ª metade da temporada, foi passada já na equipa principal e, diga-se de forma regular, para um jovem jogador. O primeiro golo, como o primeiro jogo, também sucedeu na Liga Intercalar, desta vez contra o Vitória de Guimarães. Na Liga Sagres, ainda participou em mais 5 jogos e na, já citada, Liga Intercalar somou mais algumas partidas.

Este médio centro, que se vai assumindo como um "box-to-box" terminou a sua época de 2007/08 e era de certa forma natural a presença do jogador na equipa senior. Contudo, e depois de o Boavista ter descido de escalão, ficou a saber-se que tinha sido contratado pelo FC Porto. Porém, e como tantos jovens, teria de "rodar" num clube. Neste cas, continuou no Boavista, se bem que esta época, com o objectivo de trabalhar às ordens de Jesualdo Ferreira nos "dragões".

Nesta época, Pedro Moreira tem sido dos pilares da equipa do Bessa, que se vai batendo na sempre competitiva Liga Vitalis. Apenas por uma vez não completou um jogo e esteve sempre presente nos jogos do Boavista. Foram também várias as internacionalizações pelas selecções jovens, denotando que faz parte do lote de jogadores a ter em conta no futuro.

A temporada, em termos individuais está a ser positiva, mas prevê-se uma 2ª volta complicada para a equipa do Boavista FC. Ao que parece, o FC Porto está atento à evolução dos seus jovens e, quem sabe, se para o ano não terá a sua oportunidade, vestido de "azul e branco".

Sem comentários:

Enviar um comentário