sábado, 24 de janeiro de 2009

PROPECÇÃO INTERNACIONAL: Miralem Pjanic (Ol. Lyon)

Nome Completo: Miralem Pjanić
Data de Nascimento: 02/04/1990 (18 anos)
Local de Nascimento: Tuzla (Ex-Jugoslávia)
Nacionalidade: Bósnia-Herzegoniva
Altura: 180 cm
Peso: 68 Kg
Clube: Ol. Lyon
Posição: Médio Ofensivo/Avançado
Camisola Nº: 18
Vídeos: Vídeo 1

Pjanic nasceu a 2 de Abril de 1990 em Tuzla, então cidade da Jugoslávia. A Guerra da Bósnia fez que com que toda a sua família, incluído ele, tivesse de partir para outro país. O destino escolhido foi o Luxemburgo onde deu os primeiros pontapés na bola. Com o tempo, começaram também as convocatórias para as selecções jovens do Luxemburgo. Contudo, chegada a altura de optar pela carreira internacional de forma mais séria, preferiu a Selecção da Bósnia-Herzegovina. Decisão esta dada a conhecer em 2007, quando apenas tinha 17 anos. Actualmente está ao serviço do ‘colosso’ francês, Olympique Lyon.

A sua carreira enquanto jovem iniciou-se nos modestos FC Schifflange 95, desde os 10 até aos 14. Altura em que foi observado por olheiros do FC Metz. Fez a sua estreia na Ligue 1 numa partida frente ao PSG, a 17 de Agosto de 2007, depois de ter dado por concluída a sua etapa de formação. A 30 de Novembro do mesmo ano, Pjanic assinou o seu primeiro contracto profissional com a duração de 3 anos. Nessa época, 2007/08, participou em 32 jogos e apontou 3 golos. São de factos números impressionantes para um jovem que havia completado recentemente a maioridade. Mas o que me admira mais é a aposta contínua e a regularidade com que completou a sua primeira temporada enquanto sénior. Depois desta temporada não passou despercebido ao Ol. Lyon, que detém a hegemonia nos últimos anos do Futebol Gaulês, e quis recrutar este jovem valor para as sua fileiras. O objectivo é certamente acompanhar a sua evolução ao lado de jogador como Juninho, Gouvou, Fred e, sobretudo Benzema.

A assinatura do contracto ocorreu no dia de Junho de 2008, com a duração de 5 anos. Tudo isto depois de ficar acordado entre o FC Metz e o Ol. Lyon a verba de 8 Milhões de Euros, que estes últimos teriam de desembolsar. As primeiras palavras de Miralem Pjanic foram: “Estou muito contente com a transferência e muito feliz por ter a possibilidade de chegar a um grande clube como o Lyon. Estou aqui para ganhar troféus e não me sinto arrependido de rejeitar outras ofertas para estar aqui em Gerland [ndr: Gerland é o nome por que e conhecido o Estádio do Ol. Lyon]. O Ol. Lyon tem uma grande equipa que pode chegar na Liga dos Campeões no próximo ano.”. De facto ambição não lhe falta, e até agora o Lyon ainda mantém em aberto as suas possibilidades na mais importante prova europeia a nível de clubes.

Para já, leva 9 jogos pelo Ol. Lyon na Ligue 1. Apenas na 1ª jornada é que foi titular e cumpriu a totalidade do tempo de jogo.

Relativamente à carreira internacional, Pjanic começou a jogar pela selecção do Luxemburgo e chegou mesmo a participar no Europeu Sub-17 em 2006, para o qual o Luxemburgo se qualificou directamente por ser o anfitrião do evento. Foi dele o único golo apontado pelo Luxemburgo na competição. Nesse mesmo ano, num jogo frente à Bélgica, Pjanic marcou 4 golos, num jogo que terminou empatado 5-5. Todos conhecemos as diferenças entras as selecções belga e luxemburguesa, por isso é de assinalar o facto de Pjanic ser dos poucos do seu pais com possibilidades de ser profissional do futebol. Facto que mais tarde se veio a confirmar.

Numa entrevista a um jornal Bósnio, Pjanic reforçou a sua vontade de querer jogar pela Bósnia-Herzegovina. Esta notícia certamente chegou aos ouvidos dos funcionários da Federação que, de imediato o convocaram para a Selecção Sub-21. Mesmo sem fazer a sua estreia, devido a contrariedades com o seu passaporte, a sua vontade persistiu. Simultaneamente, Luxemburgo e mesmo a França pressionaram Pjanic a representar as Selecções dos seus respectivos países. No caso de França, seria a Selecção de Sub-21. Mas Pjanic manteve-se irredutível, nunca alterando a sua posição inicial. Finalmente, no início do ano de 2008, foi emitido o passaporte. Miralem Pjanic, chegou mesmo a dizer que aquele “foi o momento mais feliz da minha vida”, agradecendo depois a toas as pessoas envolvidas no moroso processo. Sendo assim, a estreia na Selecção principal da Bósnia-Herzegovina aconteceu pouco tempo depois e, Pjanic tem vindo a fazer parte de todas as convocatórias, com o objectivo de ajudar a Bósnia-Herzegovina a atingir o passaporte para o Campeonato do Mundo de 2010 na África do Sul.

De facto, este jogador é daqueles que não engana e, em tão tenra idade ser já internacional A e afirmar-se num dos melhores clubes europeus, é de facto apenas ao alcance de grandes valores. Veremos o que o futuro reserva a este jogador e, quem sabe, se a seguir a Benzema (transferência eminente), não será dele a próxima grande transferência do clube francês.

3 comentários:

  1. Viva Ricardo Faria, por intermédio de outro amigo, cheguei a este blog, interessante e com uma fantástica visão de futebol, um autêntico olheiro.
    Fica desde já o convite para visitar o desporto e lazer online.
    Este jovem bósnio é um jogador que já conheço e que tem tudo para ser um caso sério.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário e é com todo o prazer que visitarei o seu blogue.

    Já agora, um pouco de divulgação nunca é de mais e pedia-lhe para "espalhar" o blogue.

    ResponderEliminar
  3. Caro Ricardo, o seu blogue é de facto interessantíssimo, com excelentes dados sobre jovens nacionais e internacionais a dspontar no futebol com tudo o que de atraente isso tem, daí eu o ter linkado e claro falarei dele a outrso companheiros.
    Um abraço e coninuação de um excelente trabalho.

    ResponderEliminar