quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

CRÓNICAS: Porque não 'Equipas B'?...

Este título surge depois de uma pequena análise realizada pelo Olheiro ao Serviço aos jogadores emprestados por alguns dos principais emblemas portugueses. A conclusão a que chegámos é simples: com estes jogadores "espalhados" por diversos pontos do país (em alguns casos pelo mundo)reunidos num único plantel, seria possível constituir uma equipa competitiva e acompanhar a sua evolução de forma mais próxima e permanente. É óbvio que valores tidos como mais seguros deveriam rodar numa divisão "superior". Mas, quantos destes jovens chegarão ao plantel principal das respectivas equipas?

FC Porto


O campeão principal é o clube português com jogadores emprestados. Na figura seguinte, é possível vislumbrar um plantel constituído por jogadores emprestados, distribuídos no típico 4x3x3 do FC Porto de Jesualdo. Mesmo com empréstimos com opção de compra (que não foram contabilizados para esta crónica), existem mais atletas que não figuram nesta equipa.



Sporting CP


Em Alvalade abundam os extremos emprestados. Mesmo com o losango de Paulo Bento optou-se por incluir extremos como Paim, Bruno Matias ou Marco Matias, pois os interiores existentes são poucos e jogam mais frequentemente pelo centro do terreno, como por exemplo, Celestino ou Zezinando. Na frente de ataque, as opções também são poucas, mesmo que se pudesse incluir Purovic (emprestado com opção de compra).


SL Benfica


Dos '3 grandes', o SL Benfica é aquele que tem menos jogadores cedidos temporariamente a outros clubes. Mesmo assim, dava para constituir um onze bastante competitivo. À falta de um central (Edcarlos está cedido com opção de compra) junta-se ainda as poucas opções para o ataque. Entre outros, Freddy Adu também está emprestado aos franceses do AS Mónaco com opção de compra.


SC Braga


Afigurando-se cada vez mais como o '4º grande', a aposta na formação (se é que isto é formação) também vem evoluindo. Exceptuando as duas laterais, existem pelo menos dois jogadores por posição, que garantiam um plantel com qualidade.


Académica


Surpreendentemente ou não, a Académica é a outra equipa, cujos jogadores emprestados permitiriam a constituição de uma equipa. Grande parte dos jogadores são seniores de 1º ano e encontram-se cedidos ao clube-satélite, o Tourizense.


Como se pode ver, a criação de 'Equipas B' com participação nas Competições Nacionais, ou mesmo a criação de uma 'Liga de Reservas', como se faz em Inglaterra, é o caminho a seguir, na minha opinião, para que os jovens valores possam competir tendo sempre em vista a chegada ao 'topo', isto é, à Equipa Principal. Tal fica muito difícil para muitos jogadores noutros clubes com esperanças muito remotas de atingir tal objectivo.

Crédito para as imagens realizadas por zespanhol

Sem comentários:

Enviar um comentário