quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

PROSPECÇÃO INTERNACIONAL: André Ayew (FC Lorient)

Nome Completo: André Dede Ayew
Data de Nascimento:
17/12/1989 (19 anos)
Local de Nascimento:
Seclin (França)
Nacionalidade: França
Altura:
176 cm
Peso: 65 Kg
Clube:
FC Lorient (Empréstimo por Ol. Marselha)
Posição:
Extremo Esquerdo/Avançado
Camisola Nº:
8
Vídeos:
Vídeo 1

Vou falar desta vez de um talento que está a despontar em França, país conhecido por dar grande oportunidade aos jovens jogadores, a grande maioria de origem africana, mais propriamente do Gana. É o caso de André Ayew que apesar de ter nascido na cidade francesa de Lille, quando o seu pai Adebi Pele jogava profissionalmente no OSC Lille. Depois de vários convites por parte da Federação Francesa para representar as suas cores, André Ayew optou, ainda assim, por jogar pela selecção ganesa. Nesta altura, Ayew proferiu as seguintes declarações: “O meu pai sempre quis que eu seguisse os seus passos no Futebol e se Deus quiser vou fazer ainda melhor que o meu pai fez pelo nosso país e por África [ndr: Adebi Pele foi internacional ganês e considerado dos melhores jogadores da sua geração. Fez parte da equipa do Ol. Marselha que venceu a Liga dos Campeões em 1993]. Mas se o país pelo qual o meu pai deu tudo não me der a oportunidade, tenho de respeitar os treinadores franceses que me convidaram a representar a França”

Começou a sua carreira pela mão do seu pai, na altura treinador do Nania FC. Clube no qual André Ayew começou a jogar, mesmo que em camadas jovens, até à temporada de 2004/05. Contudo, o seu pé esquerdo não passou despercebido a ninguém, que o recrutou para a sua Academia de jovens. Continuou a brilhar nas camadas jovens do Marselha e, já na época 2006/07 trabalhou com a 2ª equipa onde marcou por 11 ocasiões, contando com apenas 17 anos.

A promoção ao Plantel Principal deu-se a 28 de Maio de 2007, ao mesmo tempo que rubricou o seu primeiro contracto profissional até Junho de 2010. Nesta altura, como habitualmente, mostrou orgulho por representa este clube e prometeu trabalhar e aproveitar as oportunidades que dispusesse. Sob o comando do técnico Albert Emon, Ayew participou em quase todos os jogos da pré-época do clube francês.

A estreia oficial foi a 15 de Agosto de 2007, frente ao Valenciennes, onde esteve em campo apenas 1 minuto. Porém, a estreia mais mediática ocorreu no Estádio do Dragão e onde mostrou todo o potencial que dispunha. Foi a 24 de Outubro de 2007, e nos poucos minutos que dispôs em campo, conseguiu mostrar bons pormenores, tais como a rapidez, imprevisibilidade e sobretudo a facilidade em sair do 1vs1 em velocidade e com a bola controlada. Não foi por acaso, que a partir daqui passou a ter mais oportunidade de mostrar o seu valor. Em todas as competições, incluindo a CAN, participou em 17 encontros sem nenhum golo.

Segundo a imprensa britânica e francesa, Ayew foi observado por olheiros do Arsenal, com a possibilidade de rumar no Verão de 2008 para Emirates Staduim, onde Arsene Wenger está atento a todos os jovens provenientes do seu país de origem. Mas, um pouco surpreendentemente, pelo menos para mim, André Ayew foi emprestado ao FC Lorient, clube que milita actualmente na Ligue 1, se bem que com menos protagonismo que os oriundos de Marselha. Certamente, encontrou a possibilidade de jogar mais regularmente e, apenas para a Ligue 1, já vai com 13 presenças e 2 golos apontados.

O seu pai sempre esteve muito presente na carreira e, mais uma vez, cruzaram-se quando André Ayew superou o seu pai ao ser o mais jovem jogador a ser convocado para a Selecção do Gana, com apenas 17 anos. Claude Le Roy convocou-o para o ver acção no amigável frente ao Senegal, a 21 de Augusto de 2007. O ponto mais alto da sua carreira internacional, foi talvez a sua chamada para participar na CAN (Cup African Nation´s), onde a Selecção do Gana caiu nas meias-finais com a congénere da Costa do Marfim. De referir que, desde a sua estreia em Agosto de 2007 até aos dias de hoje, foram 15 as internacionalizações, ainda com o registo relativo aos golos em branco.

Este é um avançado móvel, se bem que pense que pode render mais na posição em que jogou no Dragão, isto é, descaído para o lado esquerdo, onde travou um duelo interessante com Bosingwa. É neste espaço que pode tirar partido das suas características. Espero que este empréstimo o possa beneficiar para “regressar” em grande, visto que é uma das principais esperanças do Gana e do futebol africano, onde foge ao protótipo do futebolista africano atleticamente forte e limitado tecnicamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário