quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

PROSPECÇÃO INTERNACIONAL: Eren Derdiyok (FC Basel)

Nome Completo: Eren Derdiyok
Data de Nascimento: 12/06/1988 (20 anos)
Local de Nascimento: Basel
Nacionalidade: Suiça
Altura: 190 cm
Peso: 83 Kg
Clube: FC Basel
Posição: Avançado
Camisola Nº: 31
Vídeos: Vídeo 1

Continuando com esta rubrica que tanto prazer me tem dado em escrever, é a vez de falar de mais um avançado e já habituado com alguma experiência, pois é já internacional pelo seu país e também já é habitual a sua presença na Liga dos Campeões. É Eren Derdiyok, jogador do FC Basel.

Nascido em 1988, este suíço de origem turca, entrou aos 6 anos para um clube pouco de pouca nomeada na cidade de Basel: o BSC Old Boys. Na época 2005/06, tinha Derdiyok 16 anos, já marcava presença na equipa sénior e já com uma maturidade assinalável. Foram 10 golos marcados em 18 partidas que levaram o FC Basel a fazer um proposta pela sua contratação.

Em 2006/07, os jogos foram divididos entre a equipa principal e a equipa Sub-21. É de salientar que, nesta altura, Derdiyok tinha 18 anos. As presenças na equipa principal eram já uma constante. Na equipa do Basel Sub-21 foram 17 os jogos cumpridos com uma boa marca de 10 golos e 5 assistências, enquanto que na equipa senior apontou apenas um golo em 8 jogos realizados. Em 2007/08 foi assumindo um papel crucial no colectivo suiço, ainda antes de ter cumprido 20 anos. Com presenças regulares (foram 36 jogos), apontou uma dezena de golos e ainda assitiu os seus companheiros para golos por 6 vezes. O cenário na época actual, parece continuar com a sua preponderância. Já vão 6 golos marcados e 5 assistências em 17 participações. Na 2ª mão da pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões frente ao Vitória de Guimarães, Derdyok apontou o 2º golo que afastou os portugueses. Já na Fase de Grupos da prova, apontou um golo ao Barcelona e que proporcionou o empate à sua equipa.

Internacional absoluto pela Suiça, a estreia deu-se a 6 de Fevereiro de 2008, quando entrou no mítico Wembley frente à selecção local e, no primeiro toque na bola, reduziu a desvantagem da Suiça, ainda que fosse insuficiente para virar o resultado que terminou 2-1. No Euro 2008, realizado no seu país, foi dos mais jovens convocados, com 19 anos, e ainda realizou algumas partidas. Vão já 8 internacionalizações pela Selecção AA, depois de representar precocemente os Sub-19 e os Sub-21.

2008 foi talvez o ano de afirmação de Derdyok, tanto em termos colectivos como individuais. Ao serviço do FC Basel, entre outras conquistas, destacam-se a Taça e a Supertaça da Suiça. Individualmente venceu o prémio de Jovem Helvético do ano. Também teve a honra e o privilégio de constar numa lista dos 50 melhores jovens do mundo, encabeçada pelo brasileiro Anderson.

Em termos de características, destaca-se pela sua elevada estatura que lhe permite ser a referência de sua equipa, se necessário. Contudo, a mobilidade também faz parte dos seus predicados, característica pouco presente em jogadores com o seu fisíco e estatura. Ao actuar com outro avançado ao lado, penso que pode explorar o melhor lado do seu futebol. Sabe ser oportuno, quer pelo chão quer pelo jogo aéreo, sendo dono de um bom jogo de cabeça. Sabe conjugar várias características importantes, como o poder de explosão, que fazem dele um avançado completo e capaz de o fazer almejar outros voos mais elevados.

Sem comentários:

Enviar um comentário