sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

ANÁLISES DE JOGADORES: Bruno Pereirinha (Sporting CP)

Nome Completo: Bruno Alexandre Marques Pereirinha
Data de Nascimento: 02/03/1988 (20 anos)
Local de Nascimento: Rio de Mouro
Nacionalidade: Portugal
Altura: 173 cm
Peso: 68 kg
Clube: Sporting C.P
Posição: Médio Direito (Interior Direito)/Lateral Direito
Camisola Nº: 25
Vídeos: Vídeo 1

Poderia cair na tentação de elogiar a cantera leonina, tão prolífica na criação e sustentamento de jovens talentos na última década, mas não o farei. Não o faço pelo simples facto de Pereirinha ser um produto um pouco diferente dos que até aqui saíram das oficinas de Alvalade para espalhar o seu futebol pelos mais belos estádios europeus. Refiro-me a um Figo, Simão, Quaresma, Cristiano Ronaldo.

No entanto, Pereirinha é um jogador com um pedigree diferente dos acima referidos. Talvez o possa definir como um produto médio da formação do Sporting, com uma produção acima da média.

Tendo começado a sua formação em Belém, no Belenenses, viria a ser recrutado para as camadas jovens dos leões na época de 04/05. Às boas prestações seguiram-se as presenças constantes nas selecções de base nacionais. Em 06/07 surge o empréstimo ao Olivais e Moscavide, e nova experiência de sucesso. O jogador acumula rotinas e andamento de futebol sénior, tendo integrado a equipa principal dos leões na temporada seguinte. No final da última época, foi mesmo dos jogadores mais utilizados por Paulo Bento na segunda metade do campeonato.

Porém, falta esclarecer o porquê de eu considerar Pereirinha um produto médio da formação do Sporting. Tudo se pode resumir a uma só frase: não é um especialista, na posição que ocupa. Não é um puro, um jogador que reparamos estar destinado àquela posição, como aconteceu com Quaresma e C. Ronaldo. No entanto, a culpa de todas estas dúvidas relativas ao lugar de onde se retira melhor proveito das qualidades de Bruno Pereirinha, não é completamente do jogador. Passa muito pela falta de capacidade do seu treinador em perceber onde ele pode render mais.

Muito se falou, à uns tempos, de Pereirinha apresentar condições para vir a ser o próximo lateral direito titular do Sporting. Como argumento para tal afirmação, usou-se e recorreu-se à evidente velocidade de processos de Pereirinha, ao qual se junta o seu bom entendimento dos diferentes momentos do jogo. Aliás, não é preciso assistir a mais que um jogo onde Pereirinha intervenha, para ser perceber que se trata de um centro-campista de qualidade extra. Na posição de interior-direito, as suas qualidades também podem e devem ser utilizadas quando o jogo assim o exigir. Poderá ser fundamental para certos equilibrios tácticos na equipa leonina. A sua inteligência em campo é notória. Não fui apenas eu a notar isto. Os responsáveis pela selecção sub-21 rapidamente o perceberam, e entregaram-lhe o comando do meio-campo, bem como a braçadeira de capitão.

Espero sinceramente que este jogador não se perca por caminhos que não me parecem ser os seus.

5 comentários:

  1. "Em 06/07 surge o empréstimo ao Olivais e Moscavide, e nova experiência de sucesso. O jogador acumula rotinas e andamento de futebol sénior, tendo integrado a equipa principal dos leões na temporada seguinte."

    Pequena correcção. O Pereirinha voltou ao Sporting, para integrar a equipa principal, ainda no mesmo ano, em Janeiro, ou seja, no seu segundo ano de junior.

    Quanto ao resto, a melhor posição de Pereirinha, no losango, é como interior direito. Talvez pudesse funcionar a 10, onde jogava, muitas vezes, no Olivais e Moscavide, mas não posso afirmá-lo. Com Couceiro, na sub-20, era aí que jogava e com Rui Caçador, nesta nova selecção, tem jogado ora à direita, ora no meio. Acho que é um jogador demasiado inteligente para ser encostado a uma linha, embora a sua velocidade e a sua capacidade técnica lhe dêem facilidade para jogar aí. No entanto - e isto é minha convicção pessoal - acho que o Pereirinha poderia destacar-se como médio ofensivo.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Nuno pelo comentário e já que gostas muito de falar em inteligência, o Bruno Pereirinha penso ser dos melhores exemplos em Portugal desse jogador. Sabe interpretar cada posição que desempenha.
    Neste momeno, onde ele pode desequilibrar mais é como interior direita, pois compreende as várias fases do jogo e é capaz de dar profundidade ou "fechar" se for necessário.
    Tecnicamente também é um jogador dotado: drible curso, bom passe curto, boa visão de jogo e sobretudo uma grande capacidade de cruzamento. Para além disso, uma das características que mais aprecio nele é a sua capacidade de ler o jogo e temporizar para fazer o passe ou cruzamento no momento certo.

    Com uma evolução segura e sustentada, pode-se tornar (se ainda não o é) num bom valor do nosso Futebol.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  3. O Pereirinha, na minha opinião, sofre por ser um jogador polivalente. Se atentarmos à carreira deste jovem reparamos que ele no Sporting já actuou a defesa-direito e médio direito, enquanto que na selecção sub-21 joga no centro do terreno. Num jogador em formação, esta constante variação é-lhe prejudicial, impossibilitando uma maior especialização de Pereirinha numa destas três posições.
    Contudo, e como foi dito no texto, é um bom produto das escolas leoninas, com uma mentalidade superior à de Miguel Veloso, Djálo ou Quaresma. Se continuar assim poderá ser um jogador influente no futuro.

    ResponderEliminar
  4. "Pequena correcção. O Pereirinha voltou ao Sporting, para integrar a equipa principal, ainda no mesmo ano, em Janeiro, ou seja, no seu segundo ano de junior."

    Obrigado pela correcção, Nuno. Também me recordava ter sido assim, mas não tinha a certeza absoluta.

    "O Pereirinha, na minha opinião, sofre por ser um jogador polivalente."

    Rui Santos, tal como eu disse no meu texto, Pereirinha não é um puro. A culpa não será dele, mas acabam invariavelmente por sofrer com as múltiplas experiências de treinadores incompetentes.

    Obrigado a todos os que visitam e deixam a sua marca no blog

    Zezé

    ResponderEliminar
  5. Penso que deu para ver neste jogo a importância do Pereirinha na fase final do encontro. Não só deu segurança na possa de bola, como soube explodir no momento exacto e definir bem o lance com um cruzamento atrasado.

    Está a reclamar mais minutos,

    ResponderEliminar