quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

PROSPECÇÃO INTERNACIONAL: Marcus Berg (FC Groningen)

Nome Completo: Marcus Berg
Data de Nascimento:
17/08/198 (22 anos)
Local de Nascimento: Torsby (Suécia)
Nacionalidade: Suécia
Altura: 184 cm
Peso: 78 Kg
Clube: FC Groningen
Posição: Avançado
Camisola Nº: 9
Vídeos:
Vídeo 1

Aproveito esta rubrica para falar de um jogador que já vai dando nas vistas, numa região onde o Futebol tem menos impacto. Falo-vos de Marcus Berg, outro avançado que se perfila como o sucessor de Henrik Larsson e de Zlatan Ibrahimovic, embora ainda seja prematuro tecer qualquer comparação entre M. Berg e os 2 expoentes máximos do Futebol Sueco atrás referidos.

Marcus Berg iniciou a sua carreira nas camadas jovens de um clube local: o IFK Velen. No ano seguinte, em 2003 rumou para o IFK Göteborg, clube pelo qual se viria a estrear enquanto senior. Desde 2003 até 2004/05 permaneceu nos escalões jovens, mas sempre com a perspectiva de atingir a equipa principal. Na sua época de estreia nos seniores chegou a jogar com o irmão Jonatan Berg. Foi nesta temporada, 04/05 em que Berg participou em 27 encontros e marcou por 8 ocasiões. Em 2005/06, acentuou ainda mais a sua importância no seio da equipa, ao estar presente em 44 jogos, se bem que a média de golos reduziu, apontando apenas 11. Foi em 2006/07 que Marcus Berg "explodiu" com ecos para o resto da Europa. Foram 19 os golos festejados, em 26 partidas, ajudando e de que maneira o Göteborg a sagrar-se vencedor da principal liga sueca.

Com tudo isto, foi com naturalidade que foram surgindo rumores da sua transferência para outros clubes mais reputados. Berg decidiu ingressar no campeonato holandês pelo FC Groningen. A sua contratação tinha em vista a "substituição" de Luís Suárez, que tinha sido recrutado pelo Ajax FC. Era já um campeonato exigente e que serviria para verificar se Marcus Berg tinha ou não qualidade para pisar os melhores palcos europeus. Na sua época de estreia marcou 16 golos em 26 encontros, figurando na tabela dos melhores marcadores do campeonato. Tabela essa, liderada por Huntelaar, melhor marcador europeu com 31 golos apenas no campeonato.

Na época actual, Berg faz parte do "núcleo duro" do Groningen que está a realizar um início de época positivo. Para tal, muito tem contribuído a inspiração de Berg que, em 16 partidas apontou 13 golos e fez ainda 4 assistências, assumindo-se com uma das figuras da equipa e do campeonato.

Desde 2006 que vinha figurando nas convocatórias das selecções jovens, nomeadamente os Sub-21 onde alinhou em 12 encontros oficiais apontando apenas 1 golo. Na Selecção AA, como já foi referido, existe grandes nomes do Futebol Mundial para a mesma posição. Por isso, a sua afirmação ao nível da Selecção tem vindo a atrasar-se. Foi já em 2008/09 que se estreou pela Selecção Principal da Suécia, e voltou a figurar novamente no lote de convocados, somando 2 internacionalizações, ainda sem qualquer golo.

Marcus Berg assume-se com um avançado reconhecido pelo seu cabeceamento, apesar de não ser uma referência em termos de envergadura física. Gosta de jogar de costas para a baliza, tabelando com os colegas ao primeiro toque ou colocando num dos flancos para, depois de surgir o cruzamento, aparecer a finalizar. Denota também boa capacidade de remate e a facilidade com que o faz chega a ser impressionante. Para tal, também contribui a capacidade com que passa e remata com ambos os pés. Parece-me que estamos na presença de um avançado móvel e que não tardará estará na ribalta do Futebol Europeu.

4 comentários:

  1. PARABÉNS PELO BLOGUE!!!! está muito interessante.
    Continuem!!!

    http://fait-divers.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo teu comentário. É sempre bom receber o feedback positivo por parte dos leitores.
    Dão mais força para continuar.

    Cumprimentos,
    Ricardo Faria

    ResponderEliminar
  3. Assim não vale! O Mats Magnusson disse o mesmo há alguns dias atrás numa entrevista. Mas ainda bem que tens a mesma opinião do sueco.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Este jogador há muito tempo que vem demonstrando valor mais que suficiente para ter a "honra e privilégio" de lhe ser dedicado um texto neste blog.

    Cumprimentos,
    Ricardo Faria

    ResponderEliminar