terça-feira, 27 de janeiro de 2009

PROSPECÇÃO INTERNACIONAL: Simão Junior (Panathinaikos FC)

Nome Completo: Simão Mate Junior
Data de Nascimento:
23/07/1988 (20 anos)

Local de Nascimento:
Maputo (Moçambique)

Nacionalidade:
Moçambique

Altura:
178 cm

Peso:
78 Kg
Clube: Panathinaikos FC
Posição:
Defesa Central/Médio Defensivo
Camisola Nº: 23

Outro grande jogador do campeonato grego referenciado neste blogue. Depois de Diogo do Olympiacos, decidi falar de Simão Mate Junior, actualmente ao serviço do Panathinaikos. Curiosamente, têm em comum a língua portuguesa e o facto de estarem num campeonato que parece em franca expansão, em termos qualitativos, económicos e futebolísticos.


Simão nasceu e cresceu em Moçambique. Nas poucas condições existentes naquele país lusófono, Simão Mate Junior como tantos outros jovens, começou a jogar nos diversos pelados. De 2003 até 2007 jogava como defesa central no Clube Ferroviário de Maputo.


No verão de 2007 foi convidado par um período de testes durante 2 semanas no Panathinaikos, um dos melhores clubes gregos. Conseguiu agradar quer ao treinador, quer aos dirigentes e acabou por rubricar um vínculo com a duração de 4 épocas. Na sua época de estreia surpreendeu tudo e todos, inclusive os exigentes adeptos, e participou em 27 jogos. Apesar de ser contratado como mais um defesa central, as necessidades da equipa aliadas às suas características acabaram por fazer dele um excelente médio, combinando na perfeição uma solidez e grande força com uma excelente capacidade de passe e leitura do jogo.


Já na temporada actual, tem dado continuidade às excelentes indicações dadas em 2007/08 e tem-se assumido cada vez mais como uma unidade fulcral no esquema montado pelo holandês Ten Cate. A excelente prestação do Panathinaikos na Liga dos Campeões não deve ser separada das exibições conseguidas pelo moçambiquano. Destacam-se nomeadamente a partida com o Sparta de Praga, ainda na fase de apuramento e onde apontou em excelente golo e já na fase de grupos, onde esteve em excelente plano frente ao Werder Bremen onde "secou" Diego, ajudando a sua equipa a vencer por 3-0. Destaque também para o facto de a equipa se ter qualificado para os oitavos-de-final, em 1º lugar no grupo que, entre outros tinha a presença do Inter de José Mourinho e do já citado Werder Bremen dos nossos bem conhecidos Diego e Hugo Almeida.


Para já, no campeonato grego leva 14 presenças ainda com o registo relativo aos golos em branco. Na "prova rainha" a nível de clubes, a Liga dos Campeões, Simão tem 9 presenças. Esteve presente em 2 fases de apuramente defrontando Dínamo Tbilisi e o Sparta de Praga. Depois, na fase de grupos, apenas falhou o encontro com os cipriotas do Anarthosis, que curiosamente o Panathinaikos perdeu por 3-1.


Está também a tentar ajudar a apurar a sua selecção para o Campeonato do Mundo que se vai realizar na vizinha África do Sul. O grupo é dificil, com as selecções da Tunísia e Nigéria e ainda o Quénia. Esta fase ainda não iniciou, pelo que é aguardar por uma surpresa e para podermos contar (se tudo correr com o previsto) com 3 ou 4 equipas falantes da língua de Camões.


É mais uma prova que nas ex-colónias portuguesa também existem excelentes jogadores que apenas necessitam de uma oportunidade para mostrar o seu valor, pois o talento a maior parte da vezes encontra-se lá.

7 comentários:

  1. O Simão é um grande jogador, por agora é melhor continuar na Grécia, nada de ir a paises como Portugal ou Itália porque o seu futebol vai acabar, aproveita se firmar bem ai, talvez mais tarde quem na Inglaterra!!!!

    ResponderEliminar
  2. Ainda é um jogador em evolução e formação. Está num clube que poderá chegar longe na Liga dos Campeões e com isso terá uma montra muito valiosa. Se calhar, esta deve ser mesmo a sua última época na Grécia.

    ResponderEliminar
  3. e assim este jogador vai der de falar pelo mundo fora. agora o que é importante é ele mostrar realmente o que vale nas quatro linhas. o melhor capeonato para ele seria italia ou inglatera. BOA SORTE MATE.

    ResponderEliminar
  4. O Simão veio pa mostrar que em moçambique exitem grandes jogadores que so precisam de oportunidade para mostrar o que realmente valem dentro das 4 linhas. Avante SIMÃO

    ResponderEliminar
  5. o simao e um jogador que ja amostrou o que vale,bom na leitura do jogo,com o seu jeito freio e cauteloso.
    Para que estive no jogo entre o mozambique e nigeria,veu mais uma vez a grande maturidade deste jogador que e orgulho de tudos nos.
    Espero que continuem na grecia e mais tarde venha jogar em grandes clubes Ingleses.Boa sorte Mate

    ResponderEliminar
  6. Simao e um jogador em franca evolucao.E uma referencia no Panathinaikos da Grecia. Espero que os agentes fifas nacionais possam dar oportunidade a tantos outros jovens futebolistas mocambicanos pra prestarem testes na Europa porque talento nao lhes falta mas sim oportunidade. Boa sorte Simaozinho.

    ResponderEliminar
  7. Maximiano justino Maquicene22 de abril de 2009 às 09:48

    simão é um grande jogador que tem uma excelente leitura de jogo, com um poco mais de esforço pode consiguir alinhar nos melhores campeonatos do mundo, caso da espanha, italia, inglaterra e alemanha. isto mostra que em moçambique existem excelentes jogadores que estão no anonimato por falta dfe oportunidades caso do Mahomed Agy, fanuel, mexer, josimar, camira e mutios outrOs

    ResponderEliminar