segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

ANÁLISES A JOGADORES: Luís Aguiar (SC Braga)

Nome Completo: Luis Bernardo Aguiar Burgos
Data de Nascimento: 7/11/1985 (23 anos)
Local de Nascimento: Mercedes (Uruguai)
Nacionalidade: Uruguai
Altura: 183 cm
Peso: 81 kg
Clube: SC Braga
Posição: Médio-Ofensivo
Vídeos: Vídeo 1

Minuto 56' em Heerenveen, jogo empatado a uma bola. Livre a 25 metros da baliza de Steppe. Para cobrar, um uruguaio, de seu nome Luís Aguiar. Conhecendo-o como conheço, só podia esperar que dali saísse um lance de magia, uma execução soberba. Não me desiludiu. Resultado: o Braga carimbava a passagem à próxima fase da Uefa Cup, com aquele belo momento "oferecido" por Luís Aguiar. Quem viu o golo contra o Portsmouth, só podia ter as expectativas bem elevadas...

Nascido a 85 em Mercedes, Uruguai, este ainda jovem jogador, após se ter destacado como armador de jogo no seu país de origem, aterrou com uma grande ilusão no aeroporto Sá Carneiro no Verão de 2007 para representar um dos maiores clubes portugueses, e o mais ganhador das duas últimas décadas: F.C.Porto.

A pré-época iniciou-se, e as indicações quanto ao talento de Aguiar foram positivas: ao bom toque de bola, juntava uma superior visão de jogo e o talento na entrega da bola. Porém, e já vem sendo norma no jogador sul-americano recém chegado à Europa, faltava-lhe aquela agressividade, aquela raça, aquela velocidade necessária para triunfar num conjunto europeu, cada vez mais dominado por aspectos físicos.

Posto tudo isto em cima da mesa, e tapado por nomes de maior peso no plantel portista, o empréstimo surgiu como solução natural. O Estrela da Amadora chegou-se à frente e ganhou o concurso às restantes equipas interessadas. O plano era emprestar o jogador ao Estrela durante toda a temporada. Porém, e por motivos que talvez tenham a ver com a boa relação de cooperação entre os dois clubes, o jogador ruma no início do ano de 2008 à Académica.

Sem tanta pressão sobre os seus ombros, e com oportunidade de explanar todo o seu futebol, Luís Aguiar começa a dar sinais de ser um jogador diferente, um jogador de características raras nos nossos relvados, o playmaker uruguaio realizou uma metade de campeonato de elevado nível, com especial destaque para a exibição muito conseguida na luz, onde pautou todo o jogo ofensivo da briosa, tendo inclusive marcado um golo. Luís Aguiar estava lançado para uma carreira bem sucedida na nossa liga.

As boas exibições levaram-no até à cidade dos arcebispos onde, para além de fazer suspirar os adeptos arsenalistas, faz o mesmo com...os portistas. E que jeito daria Luís Aguiar em dias não de Lucho, por exemplo...

Precisão no passe, simplicidade na tomada de decisões a meio-campo e último terço do terreno, fortíssimo remate e depois...depois, foi o que se viu em Heerenveen, e em tantos outros jogos: um verdadeiro senhor das bolas paradas.

1 comentário:

  1. Olá Ricardo... desculpa apenas responder agora, mas não tenho tido mta disponibilidade. O meu contacto, que colocarei brevemente no blog, é hmatosr@gmail.com

    Obrg pela visita e aguardo então pelas tuas dúvidas.

    Cmps,

    Hugo Matos
    (Blog "Pontapé de Táctica")

    ResponderEliminar