sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

PROPECÇÃO INTERNACIONAL: Nikola Kalinic (Hajduk)

Nome Completo: Nikola Kalinić
Data de Nascimento:
05/01/1988 (20 anos)
Local de Nascimento: Solin (Croácia)
Nacionalidade:
Croácia
Altura:
187 cm
Peso: 80 Kg
Clube:
Hajduk
Posição:
Avançado
Vídeo:
Vídeo 1

Retomando o blogue depois de algum tempo de paragem, decidi referir um nome que tem tudo para dar muito ao Futebol. É desconhecido para a maioria das pessoas, mas não tardará a dar o salto para a ribalta. Apesar da sua juventude, tem características cada vez mais importantes para obter êxito. Não se assume como um possuidor de técnica imparável ou velocidade estonteante mas antes como um homem da área impondo o seu físico, aliando a isto um pragmatismo que o leva facturar por diversas ocasiões. Falo de Nikola Kalinic, ponta de lança do Hajduk que vem mostrando qualidades para aspirar outras paragens. Faz parte de uma nova geração de talentos croata e o carismático seleccionar Slaven Bilic já afirmou que Kalinic pode ser "o futuro do Futebol croata".


Os primeiros anos de Kalinic foram passados em clubes "secundários" por empréstimo do Hajduk. Curiosamente a estreia foi frente ao Hajduk a 19 de Novembro de 2005, com apenas 17 anos. Representando o Pula durante a época 2005/06, participou em 12 jogos e marcou 3 golos. Números que não deixam ficar mal um jovem de 17 anos. O treinador do Pula, Krunoslav Jurcic ficou impressionado com a capacidade de Kalinic e proferiu outra frase que atesta a sua qualidade, dizendo que poderia vir a ser o Ibrahimovic croata. Nova época começava com novo empréstimo, desta feita ao HNK Sibenik. Voltou a conseguir uma utilização regular, tendo em conta o calendário croata. Foram 4 golos marcados em 8 partidas realizadas.

Finalmente, na época 2007/08, garantiu um lugar no plantel principal do Hajduk, depois de já estar perfeitamente adaptado à realidade do Futebol a nível sénior na Croácia. Conseguiu marcar 17 golos no campeonato da Croácia, conquistando a vice-liderança na lista dos melhores marcadores, apenas superado por Terkes com 21 golos. Superou assim o objectivo assumido de marcar 15 golos. Com todos estes golos, ajudou o Hajduk a assegurar o 5º lugar na Liga e também a presença na final da Taça da Croácia. Somando todas as competeições e, em apenas uma temporada, Kalinic marcou por 26 ocasiões. Em 2008/09, o Hajduk disputou a 1ª Pré-Eliminatória da Taça UEFA, frente ao Birkirkara e Kalinic facturou uma vez. Na ronda seguinte, caiu aos pés do Deportivo e Kalinic ficou em branco nas duas mãos disputadas.


Segundo o AS, o Valência já reparou neste talento e pretende garanti os seus préstimos já em Janeiro de 2009. Mas não é apenas este o clube que mostrou interesse. O Palermo e o surpreendente Hoffenhein também estão na luta que começa a aquecer.


Em termos internacionais, Kalinic tem vindo a subir a pulso pelas selecções jovens e já chegou mesmo à Selecção AA da Croácia. Pelos sub-17 conseguiu a impressionante marca de 16 golos marcados em 20 encontros. Nos sub-19, mais uma vez conseguiu uma boa média com 11 golos em 12 partidas. No último patamar de selecções jovens teve a média de 1 golo por jogo. Em 3 partidas marcou outros tantos golos. Na Selecção Principal, devido a uma lesão não participou nas últimas partidas do apuramento para o Campeonato da Europa de 2008. Mesmo assim, Bilic inclui-o no lote dos escolhidos para a competição. A sua estreia foi a 24 de Maio entrando a meio da 2ª parte num jogo contra a Moldávia. Em termos oficiais, a estreia foi marcada em pleno Euro'08 no jogo contra a Polónia, quando a sua selecção já tinha garantido o passaporte para os quartos-de-final.


Parece depois desta análise estarmos em presença de um goleador que ainda vai dar muito que falar. Certamente um jogador a não perder de vista.

2 comentários:

  1. Tens algum canal que transmita jogos do campeonato croata? eheheh

    falando sério..identifico-me com os teus gostos.também sou estudante de ciencias da comunicaçao, e a minha queda é mesmo o futebol, bem como o apreciar de novos talentos.se quiseres uma mao com o blog..eu iria adorar!

    vou linkar o teu blog no meu.

    abraços

    Zezé

    ResponderEliminar
  2. Do pouco que vi dele, gostei muito. Mais do que um avançado que marca golos e é possante, Kalinic é elegante e sabe jogar de costas para a baliza. Tecnicamente, não é um prodígio, mas parece-me correcto. Não sendo muito veloz, parece no entanto extremamente frio na hora da finalização. Tem tudo para vingar.

    Abraço!

    ResponderEliminar