sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

ANÁLISES A JOGADORES: Hulk

Nome Completo: Givanildo Vieira de Souza
Data de Nascimento: 25/07/1986 (22 anos)
Local de Nascimento: Campina Grande (PB)
Nacionalidade: Brasil

Altura: 182 Kg
Peso: 75 Kg

Clube: FC Porto
Posição: Avançado
Vídeo: Vídeo 1

Quando chegou ao FC Porto vindo do campeonato do Japão e com um nome de super-herói, os adeptos desconfiaram dele. Aquele nome até serviu para ser motivo de chacota por parte dos clubes rivais. Por esta altura são eles quem devem estar a ficar “verdes”. Do seu pé esquerdo, pode sair um pouco de tudo. Sempre que toca a bola, o Dragão fica silenciado. “Que sairá daqui?” perguntam os adeptos. Pode ser um lance de génio e decidi o jogo; ou pode ser que Hulk caminhe para um labirinto sem saída, na esperança que resolve tudo sozinho. Este é o problema dos grandes jogadores.Assumem o jogo, jogam no limite, têm acções que envolvem risco. Que seria o Futebol sem estes génios?

Os adeptos no mesmo jogo são capazes de assobiarem e aplaudirem de pé. Quaresma foi apupado pelos adeptos do FC Porto; Ronaldo é criticado, pois na selecção é acusado de individualismo; já se ouvem uns ecos em torno de Hulk. Para mim, isto é positivo. Desde que seja bem gerido pelo treinador. É necessário incutir em Hulk alguma cultura táctica e o poder de decidir bem. Tirando isto, e mais alguns promenores facilmente corrigíveis (como o facto de se deixar cair ao mínimo toque, retirando-lhe, por vezes, credebilidade juntos dos árbitros), Hulk tem tudo para ser um jogador de topo. Na minha opinião será um dos próximos grandes negócios do Futebol Clube do Porto. Mas, em primeiro lugar, gostava de o ver espalhar a sua qualidade no Dragão e não emigrasse de forma prematura, deixando-nos neste rectângulo a olhar de uma forma espantada, pois não soubemos rentabilizar este talento. Não deveria ser assim, mas face à conjectura actual, qualquer bom jogador em Portugal acaba por sair.

Indo às características de Hulk, tem tudo para singrar no Futebol ao mais alto nível. Senão vejamos, e começando pela idade,Hulk é de 1986. Do mesmo ano de Miguel Veloso e João Moutinho, entre outros, tem uma boa margem de progressão. Fisicamente, aparenta ser um jogador que vive para o ‘choque’ e que leva o Futebol para a sua dimensão física. Só mesmo à primeira vista é que se vê isto, pois quando pega na bola, é dono de uma velocidade e aceleração invulgares para tamanha envergadura. É capaz de ‘comer metros’, ‘galgar terreno’ (as expressões popularuchas são muitas) com a bola colada ao pé esquerdo e com o seu físico protegê-la, não deixando que ninguém lhe toque. Como um herói faz ao salvar uma vitíma, Hulk trata a sua bola com carinho, excepto quando chega a hora de rematar. Nesta situação, costuma ir com força em direcção à baliza, pois é lá que a bola pode descansar. Lembro-me do golo com o Belenenses. De costas para a baliza, recebe a bola e consegue rodar, um dois toques e a bola sai disparada em direcção ao ângulo da baliza. Para mim Hulk é isto mesmo. Simplicidade de processos e um tremendo pragmatismo em que o objecivo é só um: o golo.

Hulk, na minha perspectiva, no 4x3x3 do FC Porto, cabe numa das alas (preferencialmente a direita) com Lisandro no meio. Por ventura, pode ser necessária presença na área e, nesse caso, Hulk é mais hipótese que Lisandro. E explico o porquê de o preferir ver descaído numa ala. Por várias razões: encontra mais espaço para explorar a sua velocidade e o poderosíssimo 1vs1; pode flectir para o meio e aplicar o seu forte remate, pois tem uma grande facilidade para rematar e não precisa de grndes preparativos; e a razão mais forte: Hulk é dos jogadores a nível europeu, que mais capacidade tem para ganhar a linha de fundo, deixando para trás o lateral contrário. Aliando isto, à inteligência das movimentações de Lisando dentro da área, ao aparecimento de Raúl Meireles e/ou Lucho à entrada da área, ou mesmo Rodríguez ao 2º poste, pode ser a origem de muitos golos do FC Porto. Depois, ainda tem outra utilidade para as transições rápidas do FC Porto. Com a sua velocidade, pode aparecer muias vezes a finalizar. E aqui reconheço uma das fraquezas de Hulk, mas que se pode mudar. Por natureza, Hulk é um jogador que travararia muitas da transições rápidas do Porto, visto que é um jogador que gosta de ter a bola nos pés. Uma transição em posso com Hulk é muito difícil. Existem então duas hipóteses: ou Hulk passa a jogar ao primeiro toque (por exemplo, como fez na Ucrânia frente ao Dínamo) ou passa ele a fazer a transição, aproveitando o espaço existente. É óbvio que isto não é assim tão linear e uma fraqueza pode-se tornar num ponto forte.

Resumindo, auguro um grande futura para Hulk. Consegue juntar poder de choque, velocidade, um-para-um, técnica, facilidade e qualidade de remate, facilidade em ganhar a linha de fundo. Também consegue bater bem livres apesar de ainda não ter marcado nessa situação, no FC Porto. Tem talvez a melhorar o seu cabeceamento (também é certo que não foi muito solicitado neste aspecto), o pé direito, pois apenas usa em última instância (cruzamento para o golo de Raúl Meireles na Académia é de pé direito, penso eu) e sobretudo a inteligência para decidir o que fazer, quando fazer, pensando sempre e primeiro na equipa, pois os heróis não gostam do protagonismo.

Para finalizar, posso dizer a Hulk que ele tem a possibilidade de conquistar o mundo. Para isso tem de seguir a máxima que no Futebol já não existem os heróis. Existem os mais inteligentes e com talento. Talento tem de sobra, falta o resto. E também devo lembrar que a cláusula é de 40 Milhões de €. Arrisco-me a dizer um colosso europeu seja capaz de a cobrir...

Gostava que o fossem vocês a sugerir o próximo jogador a ser analisado...

2 comentários:

  1. Boa noite Ricardo,

    Grande blog! Excelentes textos e muitos conhecimentos de futebol. Só hoje conheci este espaço e ficará linkado, desde já, no meu.

    Acerca do Hulk, o que eu acho é que é um jogador com um potencial incomensurável e dotado de algumas características magníficas, como sejam o poder de arranque, a velocidade de ponta, o poder de choque, a potência muscular, o remate poderoso.

    No entanto, é um jogador que tem ainda de aprender muito acerca do que é o jogo, de o pensar colectivamente e de aprender a soltar a bola no momento certo, tomando a opção correcta e não expondo a equipa a tantas perdas de bola. Claro que um jogador como ele, deve usufruir de alguma liberdade e tolerância, pois para tirar o máximo partido das suas qualidades, será necessário admitir mais perdas de bola que a outros elementos. Mas parece-me que algumas das suas jogadas individuais são excessivas. Se conseguir controlar esse instinto individual e aprender a jogar mais com os colegas, poderá ser um jogador de topo.

    Qualquer treinador, na minha opinião, devia querer ter um jogador com as suas características. Jogadores que jogam no risco também são precisos.

    Sugestão para uma futura análise: Luís Aguiar (Braga).

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. deixar porto nao sera preciso porque ate o porto e um grande club joga de igual para igual com as equipas espanholas, ingleyas e italianas ele e um homem certo no lugar certo...

    ResponderEliminar