quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

PROSPECÇÃO INTERNACIONAL: Sulejmani (Ajax)

Depois de algum tempo ausente do blogue, por problemas técnicos, venho desde já pedir as minhas desculpas.

Sulejmani (Ajax)
Nome Completo: Miralem Sulejmani
Data de Nascimento: 05/12/1988 (20 anos)
Local de Nascimento: Belgrado
Nacionalidade: Sérvia
Altura: 178 cm
Peso: 68 Kg
Clube: Ajax
Posição: Extremo/Avançado
Vídeo: Vídeo 1

Neste post, vou falar de uma revelação que tem vindo a despontar no Ajax, conhecido pela sua aposta na formação e aposta em jovens jogadores. Suljemani é mais um exemplo de um jovem até então desconhecido, mas que aos poucos tem vindo a mostrar-se. Tanto pode jogar como extremo ou avançado. O número que ostenta no Ajax é da craque. O 'dono' da camisola 10 ainda teve de batalhar para chegar ao clube que representa actualmente. Começou a jogar nos escalões jovens do Batajnica, mas completaria a sua formação no grande sérvio: Partizan. Estreou-se pelo Partizan a 13 de Maio de 2006, fazendo apenas 2 jogos. Depois, seguiu-se o interesse de vários clubes, sobretudo holandeses.

Optou por rumar para o Heerenveen, numa transferência polémica, com o Batajnica, seu primeiro clube, a exigir uma percetagem do valor da transferência, devido aos direitos formativos do atleta. A estreia na Holanda, foi no dia 17 de Agosto de 2007, frente ao Willem II, com Sulejmani a marcar o golo do empate. Com a partida de Afonso Alves para o Middlesbrough, Sulejmani passou a ser a principal figura do ataque do Heerenveen. Na sua passagem por este clube, marcou 15 golos em 34 partidas, ajudando o Heerenveen a classificar-se no 5º lugar da Eredivisie, na época 2007/08. Venceu ainda o prémio Talento do Ano e doou o prémio a uma instituição social, na sua cidade-natal.

Depois de longas negociações, foi anunciado no dia 4 de Julho deste ano a contratação do Ajax. Foram pagos 16,25 Milhões de € pelo seu passe, fixando um novo recorde na Holanda, depois da transferência de Huntelaar. Passou por um período em que esteve lesionado, regressando em força e determinado a mostrar o seu valor. Ao longo desta época, leva já 3 golos nos 8 jogos que disputou. Alinhou ainda em 2 partidas da Taça UEFA, marcando um golo ao Borac Cacak da Sérvia.

Em termos internacionais, Sulejmani já representou os sérvios no escalão de sub-21 anos por 6 vezes, marcando em 3 ocasiões. Com 19 anos feitos, mais especificamente a 6 de Fevereiro de 2008, estreou-se pela Selecção AA da Sérvia, assumindo-se com um dos jovens valores do Futebol Europeu. Recentemente, fechou o 'top-10' da lista dos melhores jovens de 2008, vencida por Anderson do Manchester United. No futuro, irei referir mais jogadores que constam desta lista.
Este texto também está publicado neste blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário