segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

PROSPECÇÃO: Luís Pedro (SC Freamunde); Varela (Estoril); Kuzmanovic (Fiorentina)

Decidi falar neste post sobre a Prospecção Nacional em dois jovens defesas formados nos clubes que agora, em sénior, os estão a fazer brilhar e, quiçá, a oferecer a possibilidade de voos mais altos.

Luís Pedro (SC Freamunde)
Nome Completo:Luís Pedro Gomes Martins
Data de Nascimento: 23/06/1989
Local de Nascimento: Freamunde
Nacionalidade: Portugal
Altura: 1,88 m
Peso: 84 Kg
Clube: SC Freamunde
Posição: Defesa Central/Médio Defensivo

Começo por falar em Luís Pedro, uma das surpresas da Liga Vitalis, pela regularidade que tem demonstrado no centro da defesa de Freamunde. Nascido em Freamunde, este jovem cedo mostrou qualidades e que o levaram a praticar Futebol no clube local: o SC Freamunde. Aí completou a sua etapa de formação, com relativo sucesso e, no último ano de júnior, fez a pré-época com a equipa sénior. Dadas as fracas possibilidades de ser utilizado, optou-se pela inclusão na equipa dos Juniores A que participaria na Campeonato Nacional. Durante grande parte da sua formação, Luís Pedro desempenhava as funções de Médio-Centro e até Nº10. Contudo, já no último ano de júnior, em casos de necessidade, chegou a desempenhar a posição que o está a destacar na Liga Vitalis: Defesa Central. Dada a sua compeleição física (1,88 m e 84 Kg) aliada a um técnica assinalável para esta posição, faz de Luís Pedro uma mais-valia no esquema montado por Jorge Regadas. E pode-se dizer que não tem desiludido. Participou em todos os jogos do Freamunde na Liga Vitalis e apontou um golo, na última jornada, que valeu um triunfo sobre o Desportivo das Aves. Na Carlsberg Cup, também participou em 4 jogos, mas não fez o gosto ao pé (ou cabeça) por nenhuma ocasião. Ainda não se tinha estreado pela equipa sénior, e Luís Pedro já tinha sido chamado por algumas ocasiões para as Selecções Nacionais. Por tudo isto, não é de estranhar que faça parte da próxima lista dos sub-20, ou mesmo sub-21. Dado este bom início de época, circulam já várias notícias de alegados intresses de clubes de renome. Para já, apenas tem sido observado por nomes como o Chelsea, Tottenham, FC Porto, Vitória de Guimarães, entre outros. No entanto, Luís Pedro diz que está a pensar sair em Janeiro e que tudo se resolverá o final da época que está a decorrer.
Varela (Estoril)

Nome Completo: Fernando Lopes dos Santos Varela
Data de Nascimento: 26/11/1987 (21 anos)
Local de Nascimento: Cascais
Nacionalidade: Cabo Verde
Altura: 1,82 m
Peso: 83 Kg
Clube: Estoril Praia
Posição: Defesa Central/Defesa Esquerdo


O outro jovem a actuar em Portugal também está ao serviço do clube em que fez a sua formação. Falo do defesa Varela que, actualmente joga no Estoril. Contudo, para ganhar mais maturidade e "minutos", há 2 temporadas foi emprestado ao Rio Maior. Certamente que foi uma altura decisiva, pois permitiu-lh regressar à casa-mãe e lutar para ter mais hipóteses.E isso veio a confirmar-se mais tarde. Na época seguinte ao regresso, esteve em 19 jogos da Vitalis. Bons números para um jovem que havia sido cedido por empréstimo. O seu trabalho estava a dar frutos. Mas não se ficou por aqui, já que nesta temporada parece disposto a superar os números da época transacta. Para já, é dos jogadores mais utilizados na competição, pois é um dos totalista. Na Taça da Liga, também já realizou uma partida. Em ambas as competições, facturou por uma ocasião. Esta regularidade crescente, levou Varela à Selecção de Cabo Verde. A primeira vez que viu o seu nome escrito numa convocatória foi a 23 de Maio de 2008, para a participação num amigável frente ao Luxemburgo, cinco dias mais tarde. Desde essa data tem sido regularmente chamado, reconhecendo a sua qualidade e o seu trabalho.

Zdravko Kuzmanovic (Fiorentina)

Nome Completo: Zdravko Kuzmanovic
Data de Nascimento: 22/09/1987 (21 anos)
Local de Nascimento: Berna (Suíça)
Nacionalidade: Sérvia
Altura: 1,86 m
Peso: 71 Kg
Clube: Fiorentina
Posição: Médio Centro
Vídeos: Vídeo 1
A Prospecção Internacional começará por este jovem Sérvio nascido na Suiça e que está actualmente em Itália. A vida de Kuzmanovic já deu uma grande volta e é isso que vamos ver. Foi no Young Boys que Zdravko começou a mostrar-se ao Futebol, estavámos então na época 2004/05. Não tardaram a chegar ofertas e, na época seguinte, encontrava-se num clube de maior expressão futebolística: Basel. Mais uma vez, não permaceu muito tempo e foi no final do período de transferências, que a Fiorentina assegurou o seu passe (30 de Janeiro de 2007). Pela primeira vez, iria imigar e logo para o exigente campeonato italiano. A sua estreia foi a 4 de Março, quando entrou no jogo contra o Torino. Durante essa época, Kuzmanovic apenas participou e mais 3 jogos da Série A. Mas não se pense que este facto o afectou. Foi paulatinamente conquistando o seu espaço e, já na época 2007/08 acabou por ser dos mais influentes no percurso da UEFA (atingindo as meias-finais) e também na excelente obtenção do 4º posto no campeonato, que deu a possibilidade de Kuzmanovic se estrear na Champions League. Em 2007/08, entre Série A e Taça UEFA, Kuzmanovic já este envolvido em 40 partidas, revelando bem o seu crescimento e o aumento da sua importância para a equipa. De regista, os 2 golos obtidos em cada uma das provas. Iniciava-se este época, que se previa difícil, e Zdravko tinha de mostrar que a época passada não fora fruto do acaso. Pois bem, pode-se dizer que manteve o seu nível, aumentando até o grau de exigência pois, como referido, se estreou na Liga dos Campeões. Até ao momento, leva 20 partidas e já apontou um golo ao Chievo. A estreia na "Liga Milionária", em termos individuais, tem sido positiva continuando com a sua influência. Já em termos colectivos, a sua Fiorentina ficou num grupo difícil com Bayern Munique e Ol. Lyon a serem os favoritoa a passarem à próxima fase. Em termos internacionais, Kuzmanovic já deu muito que falar. Depois de representar a Selecção Helvética nos escalões jovens (até sub-21), optou por fazer carreira internacional ao serviço da Sérvia. Foi no início de 2007 que foi chamado pelo seleccionador sérvio para o duplo compromisso frente ao Cazaquistão e Portugal, no apuramento para o Euro 2008. Está agora ao serviço da Selecção da Sérvi com vista à participação no Mundial da 2010. Para á está bem encaminhado, encontrando-se neste momento no 1º lugar.

Dada já a extensão deste post, os jogadores Diogo (Olympiacos) e Viatri (Boca Juniores) serão descritos nos próximos dias.

1 comentário:

  1. Excelente blog!

    Como certamente saberás, o SC Freamunde tem nas suas fileiras, alguns jovens do concelho de Felgueiras e naturalmente se mais ouverem com qualidade, o freamunde não se importará de os receber.
    Se por acaso souberes de alguns,que costumes observar o Freamunde saberá agradecer-te e quem sabe no futuro passares a trabalhar como colaborador.

    Saudações freamundenses!

    ResponderEliminar