sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

PROSPECÇÃO NACIONAL: Licá (Académica) e João Aurélio (CD Nacional)

Licá (Académica)

Nome Completo: Luís Carlos Pereira Carneiro
Data de Nascimento: 08/09/1988 (20 anos)
Local de Nascimento: Castro D'Aire
Nacionalidade: Portugal
Altura: 181 cm
Peso: 70 Kg
Clube: Académica
Posição: Avançado
Camisola Nº: 16
Vídeos: Vídeo 1

Licá pode parecer um nome desconhecido para a maioria dos adeptos portugueses, mas ele é um dos que Domingos Paciência deposita grandes esperanças neste campeonato, sobretudo no que à finalização diz respeito. E não se pode dizer que Domingos não tem tido "paciência", visto que já o conhece à mais de uma temporada e, cada vez mais tem assumido um papel preponderante, figurando-se como uma aposta para o futuro e que pode dar os seus frutos.

O percurso de Licá no futebol iniciou-se no "O Crasto", clube local de Castro D'Aire. Alinhava então pelas equipas jovens daquele clube. A sua ascenção deu-se, quando na época 2006/07 ingressou nos seniores do Social Lamas. Mais uma vez, demonstrou a sua qualidade e fez com que a Académica solicitasse a sua contratação. Como a maior parte dos jovens saídos da "Briosa", também Licá teve de rodar no clube-satélite: o Tourizense.

Esta temporada de 2007/08, como já referido, foi dividido por estes dois emblemas. Novamente não desiludiu e continuou a subir a pulso na sua carreira. Desta feita conseguiu o feito de figurar no plantel principal. Estreou-se na Taça da Liga frente ao SC Freamunde. O 1º jogo a titular ocorreu à passagem da 8ª jornada contra o CF Belenenses.

Grande parte da sua utilização tem acontecido na Taça da Liga, com 4 presenças e mesmo 1 golo decisivo. Na Liga Sagres, participou em 3 jogos. Voltando ao golo decisivo, este foi apontado no jogo contra o Vitória de Setubal, onde entrou aos 59' e aos 62' já estava a festejar o golo que tinha marcado.

Esta utilizição esporádica no principal escalão do Futebol Português, valeu-lhe a visibilidade que tem possibilitado a chamada à Selecção Nacional Sub-21. Para já, ainda não foi utilizado em nenhum dos escalões jovens e, quiçá esse feito ocorrerá no próximo encontro com a Suíça.


João Aurélio (CD Nacional)

Nome Completo: João Miguel Coimbra Aurélio
Data de Nascimento: 17/08/1988 (20 anos)
Local de Nascimento: Beja
Nacionalidade: Portugal
Altura: 185 cm
Peso: 75 Kg
Clube: CD Nacional
Posição: Médio Ofensivo
Camisola Nº: 17

Este jovem natural de Beja foi descoberto pelo Vitória de Guimarães à semelhança do conterrâneo Tiago Targino e ingressou nos juniores do Vitória. Foi em 2006/07 que João Aurélio começou a jogar pelo clube da cidade-berço.

Na transição de junior para senior, João Aurélio teve o problema por que passam grande parte dos jovens que acabam a sua formação. Muitas vezes, o talento está lá mas falta sempre algo mais que permita dar o "salto". Foi então que decidiu assinar por um clube de menor dimensão e o escolhido foi o Penalva.

Neste clube a competir na 2ª Divisão, João Aurélio foi uma aposta segura do seu clube e conseguiu mostrar uma qualidade que permitiam alcançar outros patamares. Falou-se inclusive que estava a ser observado pelo SL Benfica. Isto deu-lhe visibilidade que permitiu que outros clubes mostrassem interesse. O Vitória de Guimarães equacionou o seu regresso, mas João Aurélio optou por rumar para o CD Nacional da Madeira.

Dada a qualidade do plantel insular, certamente que João Aurélio teria menos possibilidades de repetir a época anterior. Como o atleta anterior, também a escassa utilização de João Aurélio tem sido dividida entre a Liga Sagres e a Taça da Liga. Nesta última competição, contam-se 2 presenças, enquanto que na Liga Sagres já alinhou em 3 partidas somando apenas 54 minutos.

Em termos internacionais parece que tem tido mais sucesso, sobretudo depois do seu ingressou no Penalva onde não passou despercebido. Pela Selecção Sub-20 tem 6 internacionalizações e 2 golos. Pelos Sub-21 já participou numa partida e foi recentemente convocado por Rui Caçador para o embate com a congénere helvética.

1 comentário: