segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

PROPECÇÃO INTERNACIONAL: Robert Lewandowski (Lech Poznan)

Nome Completo: Robert Lewandowski
Data de Nascimento:
21/08/1988 (20 anos)
Local de Nascimento:
Warszawa (Polónia)
Nacionalidade: Polónia
Altura:
183 cm
Peso:
79 Kg
Clube:
Lech Poznan
Posição:
Avançado
Camisola Nº: 8
Vídeos:
Vídeo 1

Este avançado de 20 anos é um dos novos valores do futebol na Polónia. Em poucos anos, o avançado do Lech Poznan evoluiu de tal forma a almejar outras paragens em países mais ricos futebolisticamente. Lewandowski é um avançado clínico, uma "máquina de golos" com um bom número de tentos apontados. Para além disso, é rápido, com um excelente remate e com instinto de finalizador. Tem de melhorar o domínio/controlo da bola para poder vir a ser dos avançados mais temidos da Europa.

Na Polónia acredita-se que Lewandowski tem potencial para ser um grande jogador, socorrendo-se para isso nos golos marcados na Taça UEFA e na Fase de Qualificação para o Campeonato do Mundo. Apesar de não ser muito alto (183 cm), Lewandowski marca vários golos de cabeça e pode também ser importante nesta "vertente" o jogo.

Lewandowski nasceu em Agosto de 1988 em Warsaw e enquanto jovem representou os emblemas de Partyzant Leszno, Varsovia Warszawa, Delta Warszawa e ainda Legia Warsaw II. Na época 2006/07 assinou um contracto profissional com o Znizc Pruszkow, um clube no qual teve maior evolução na sua carreria. Nesta primeira temporada no clube este jovem talento desde logo começou a impôr-se, terminando como o melhor marcador na 3ª Divisão Polaca com 15 golos. Esta preponderância foi extremamente útil para ajudar à promoção do clube.

Durante a sua 2ª época no clube (2007/08) Lewandowski terminou como o 2º melhor marcador da 2ª Divisão com 21 golos. Consequentemente, no Verão de 2008, Robert Lewandowski foi a transferência mais marcante do período de transferências, com vários clubes a tentarem contratá-lo, para além de outros clubes, como por exemplo, os italianos da Lázio.

Depois de muita especulação, Lewandowski escolheu o Lech Poznan, que pagou cerca de 550 mil € pelo jovem artilheiro. Lewandowski começou de imediato a "facturar" pelo seu novo clube (conseguiu 12 golos até à pausa de inverno). Apesar do seu sucesso ao nível de clube, Lewandowski só jogou pela Selecção Nacional Sub-21 em Março de 2008, entrando como substituto num encontro contra a Inglaterra. Mesmo assim, o treinador Leo Beenhakker chamo-o pouco depois à Selecção AA.

Fez a sua estreia pela Selecção Principal no dia 10 de Setembro de 2008 contra São Marino, onde entrou no decorrer da partida e marcou um golo. Actualmente tem 4 internacionalizações e 2 golos marcados pela Polónia. Quando jogava na 2ª Divisão Polaca Boguslaw Kaczmarek chegou a compará-lo com Fernando Torres. Boguslaw Kaczmarek é adjunto de Beenhakker e conhecido por ter descoberto vários talentos, como por exemplo Jerzy Dudek.

A carreira de Lewandowski encontra-se no topo, sendo aos 20 anos um dos jogadores com mais credenciais na Polónia. Espera-se uma rápida evolução, para os adeptos de futebol terem o prazer de o ver noutros palcos.

Sem comentários:

Enviar um comentário