segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

PROPECÇÃO NACIONAL: Ukra (SC Olhanense) e Marafona (Varzim SC)

Ukra (SC Olhanense)

Nome Completo: André Filipe Alves Monteiro
Data de Nascimento: 16/03/1988 (20 anos)
Local de Nascimento: Vila Nova de Famalicão
Nacionalidade: Portugal
Altura: 175 cm
Peso: 68 Kg
Clube: SC Olhanense (Empréstimo do FC Porto)
Posição: Avançado/Extremo
Camisola Nº: 15

Vou aproveitar esta rubrica para falar de um dos vários jovens que se vem afirmando no 2º escalão do Futebol Português: a Liga Vitalis. No mundo do Futebol é conhecido como Ukra e representa os algarvios do SC Olhanense, actualmente na 2ª posição e com condições privilegiadas para tentar a promoção à Liga Sagres.

Este avançado faz, na maioria dos jogos, dupla com o melhor marcador da Liga Vitalis, o brasileiro Djalmir. Nascido em 1988, a geração que vem dando garantias no escalão de Sub-21, Ukra assume-se mesmo como uma das figuras mais conhecidas e reputadas. Ukra já teve a oportunidade de jogar em pontos distantes do nosso país.

Começou a sua formação no SC Farense, na época 1998/99, competindo na escalão de Juniores C. Na temporada seguinte rumou ao norte, mais precisamente para Vila Nova de Famalicão, e como não podia deixar de ser, ingressou no clube local. A última época que fez ao serviço do FC Famalicão foi a de 2000/01, pois viria a chamar a atenção do FC Porto para onde se mudaria na temporada seguinte.

Desde 2001/02 até 2006/07, Ukra percorreu todos os escalões de formação do FC Porto, com uma pausa em 2003/04, onde representou o Padroense, à semelhança da grande maioria dos jogadores com aquela idade, por empréstimo dos "dragões". Na 1ª época como senior, o Varzim SC foi o clube pelo qual Ukra optou por começar a sua carreira profissional.

A utilização nos "poveiros" foi bastante regular para um jovem acabado se sair dos juniores. Jogando como referência atacante ou encostando a uma ala, Ukra participou em 21 encontros da Liga Vitalis e em 2 referentes à Carlsberg Cup. No total apontou apenas 2 golos e, curiosamente depois dos 90'. Penso que o número de golos não pode ser o único factor para aferir a qualidade de um avançado e há outros pontos que também devem ter sidos em conta. De destacar também que nesta equipa do Varzim SCtambém fazio parte o jovem Yazalde.

Em 2008/09, o FC Porto juntamente com Ukra, optou por novo empréstimo desta vez a um clube com objectivos assumidamente mais ambiciosos: o regresso à Liga Sagres por parte do SC Olhanense. Treinado por Jorge Costa, Ukra continuou a mostrar as suas qualidades e já vai com 18 jogos na Liga Vitalis e 5 na Taça da Liga, onde os algarvios chegaram à 3ª Fase. O mês de Novembro foi talvez o mais proveitoso para Ukra, pois foi neste espaço de tempo que apontou os seus 3 golos.

Ao serviço das Selecções Jovens, Ukra tem vindo a adquirir mais visibilidade, sendo actualmente presença assídua nos Sub-21, apesar de contar apenas com 2 internacionalizações. Pelo escalão de Sub-16 tem 5 internacionalizações; nos Sub-17 soma 15 presenças; foram 2 os jogos disputados pelos Sub-18, enquanto que nos Sub-19 somou mais 5 jogos. Nos Sub-20 somou mais 2 internacionalizações. Em termos genéricos, tem 31 internacionalizações e 3 golos.

Por fim, resta-me dizer que Ukra faz parte de um extenso leque de jogadores emprestado pelos FC Porto e que, a médio prazo, pode mesmo ingressar no plantel principal. Penso ser, de certa forma prematura, aguardar a sua inclusão no plantel da próxima temporada, sendo mais expectável um novo empréstimo, continuando no SC Olhanense (caso consiga a subida de divisão) ou ingressando noutro clube da Liga Sagres, aumentando dessa forma o seu nível de exigência.


Marafona (Varzim SC)

Nome Completo: José Carlos Coentrão Marques
Data de Nascimento: 08/05/1987 (21 anos)
Local de Nascimento: Vila do Conde
Nacionalidade: Portugal
Altura: 190 cm
Peso: 86 Kg
Clube: Varzim SC
Posição: Guarda Redes
Camisola Nº: 1

Marafona é outro jovem formado num clube que cada vez mais aposta na "prata da casa", fazendo desta forma frente a uma crise que assola todos os clubes. Completada a formação no Varzim SC, Marafona integrou na época 2006/07 o plantel senior e chegou mesmo a realizar 3 jogos.

Na época seguinte, manteve-se a aposta na sua inclusão no plantel, mas foi novamente relegado para um papel secundário dentro da equipa. Tapado por Bruno Conceição e Bruno Vale, o jovem Marafona era a 3ª opção para a baliza "poveira". Conhecidos estes dados, não é de admirar que tenha disputado uma partida para a Liga Vitalis.

Para a temporada actual, 2008/09, o Varzim viu-se na iminência de contratar um novo Guarda Redes depois da saída de Bruno Conceição para o FC Paços de Ferreira. O escolhido foi Matos que havia realizado uma excelente temporada ao serviço do GD Ribeirão. Este último começou logo por ser o titular da baliza do Varzim SC até à 5ª jornada da Liga Vitalis.

À 6ª jornada e diante do Feirense, Marafona estreou-se como titular e a partir dái não mais perdeu este posto. Já vão 13 jornadas e Marafona tem-se revelado capaz de defender a baliza do Varzim e tem ajudado o clube a manter-se numa posição confortável na tabela classificativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário