quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

PROPECÇÃO INTERNACIONAL: Toni Kroos (Bayer Leverkusen)

Nome Completo: Toni Kroos
Data de Nascimento: 04/01/1990 (19 anos)
Local de Nascimento:
Greifswald (Alemanha)
Nacionalidade:
Alemanha
Altura: 182 cm
Peso:
71 Kg
Clube:
Bayer Leverkusen (Empréstimo por Bayern Munique)
Posição:
Médio Ofensivo
Camisola Nº:
39
Vídeos: Vídeo 1

Toni Kroos, nascido a 4 de Janeiro de 1990 em Greifswald, é um futebolista alemão que actualmente joga no Bayer Leverkusen, emprestado pelo Bayern Munique. A título de curiosidade, ele também tem um irmão, Felix Kroos, que joga como avançado no Hansa Rostock.

O primeiro clube de Kroos foi o modesto Greifswalder SC, e daí transferiu-se para as camadas jovens do Hansa Rostock. Kroos mudou-se para a equipa junior do Bayern Munique em 2006. Na época 2007/08, foi escolhido para o plantel principal, com 17 anos, e o seu treinador deixou bem claro que, no futuro Toni Kroos jogará com a camisola 10 do Bayern Munique, quando tiver mais expriência.

Kroos tem vindo paulatinamente a ascender na equipa do Bayern Munique. A estreia pelos "bávaros" deu-se a 26 de Setembro de 2007 na vitóra 5-0 sobre o Energie Cottbus. Em apenas 18 minutos, foi capaz de fazer 2 assistências para o avançado Miroslav Klose. Toni Kroos também foi extremamente importante na vitória sobre o Estrela Vermelha de Belgrado a contar para a Taça UEFA. Entrou ao minuto 81, assistiu Klose para mais um golo e, também ele próprio marcou, praticamente na última oportunidade do encontro.

No Campeonato do Mundo Sub-17 em 2007, Toni Kroos foi premiado com a Bola de Ouro do Torneio como o Melhor Jogador e também ganhou Bola de Bronze depois de marcar 5 golos. A estreia de Kroos pela Selecção Sub-21 chegou no dia 5 de Setembro de 2008 na Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa Sub-21 de 2009, contra a Irlanda do Norte. Marcou o primeiro golo, saíndo depois para dar lugar a Daniel Halfar.

Para um jovem futebolista de 19 anos, Toni Kroos já possui um palmarés invejável. Pelo Bayern Munique já venceu a Taça da Liga em 2007, enquanto que na época transacta conquistou a Bundesliga e a Taça da Alemanha. Pela Selecção, conseguiu o 3º lugar em 2007 no Mundial Sub-17. Em termos individuais, para além dos prémios anteriormente referidos, tambem venceu a Medalha de Ouro Fritz Walter em 2008.

Esta temporada 2008/09 era vista para muitos como a época de afirmação de Kroos no Bayer Munique. Contudo, a utilização não foi tão frequente como se previa. Pela equipa principal, apenas participou em 7 encontros, todos a contarem para a Bundesliga. Mesmo assim, ainda se estreou na Liga dos Campeões, ao entrar ainda na 1ª parte, na partida frente à Fiorentina. De salientar também a participação de Kroos pela equipa de Reservas.

Como tal, a direcção do Bayern Munique optou, nesta reabertura do mercado em Dezembro, por emprestá-lo ao Bayer Leverkusen. Espera-se então uma utilização mais frequente para que na próxima época possa "explodir" no Bayern Munique.

Sem comentários:

Enviar um comentário