segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

PROSPECÇÃO INTERNACIONAL: John Fleck (Rangers FC)

Nome Completo: John Fleck
Data de Nascimento: 24/08/1991 (17 anos)
Local de Nascimento: Glasgow (Escócia)
Nacionalidade: Escócia
Altura: 175 cm
Peso: -
Clube: Rangers FC
Posição: Avançado
Camisola Nº: 53
Vídeos: Vídeo 1

John Fleck é actualmente é um avançado escoçês ao serviço do Rangers. A sua habilidade parece já ser genética, visto que o seu tio Robert Fleck foi um importante jogador do Rangers e da Escócia nos anos 80. A sua habilidade, juventude e maturidade fizeram com o John Fleck fosse comparado a Wayne Rooney pela imprensa escocesa. Derivado a estes e outros factores, a Adidas assinou um contracto com ele assim como o Rangers que lhe apresentou uma proposta de contracto profissional.

O jogo que talvez o tenha catapultado para a "fama" foi a final da Scottish Youth Cup em que o Rangers venceu os "eternos rivais" Celtic por 5-0 e onde Fleck assinou uma estrondosa exibição. Este jogo aconteceu a 26 de Abril de 2007. A 12 de Julho de 2007 John Fleck foi chamado para realizar a pré-época com a equipa principal do Rangers, a pouco mais de um mês de completar 16 anos.

Fleck fez a sua estreia frente ao SV Lippstadt 08 a 15 de Jullho e entrou para a história do clube ao ser o atletas mais jovem a jogar pela equipa principal do Rangers e também o único a fazê-lo com apenas 15 anos, superando Derek Fergunson. Contudo, não se abstraíu com o seu feito e na partida seguinte marcou mesmo o seu primeiro golo.

Poucos dias depois de completar 16 anos, John Fleck viu o seu nome incluído, pela primeira vez numa convocatória para uma partida oficial. O adversário era o Kilmarnock, mas não saiu do banco. Sendo assim, a estreia oficial aconteceu algum tempo depois (entretanto ia jogando pela equipa junior) a 23 de Janeiro de 2008, numa partida teoricamente acessível, pelo que o seu treinador optou por lhe conceder esta oportunidade. Era um jogo para Taça da Escócia com o East Stirling.

A estreia na Liga Escocesa foi já no final da temporada com o Aberdeen no dia 22 de Maio. Dois dias depois foi mesmo o jogador mais jovem a actuar numa final de uma taça británica, quando entrou na final da Taça Escocesa que opôs o seu clube ao Queen of the South. A Taça da Escócia foi mesmo o primeiro troféu na curta carreira de John Fleck.

Depois de uma fase de ausência, no final do ano de 2008, Fleck já começou a ser incluído nas convocatórias do Rangers. A estreia a titular foi no dia 17 de Janeiro de 2009 contra o Falkirk e foi mesmo nomeado o Man of the Match, depois do seu impressionante desempenho. Cinco dias depois da estreia a titular pelo Rangers, John Fleck foi incluído na lista dos 50 das estrelas emergentes do Futebol Europeu, publicado pelo Times. Fleck foi apontado como o 7º europeu mais promissor. Certamente, uma posição muito honrosa e o que o deve deixar orgulhoso.

A sua estreia a marcar, em jogos oficiais sucedeu-se no último dia de Janeiro de 2009. Foi através da conversão de um pontapé da marca de grande penalidade, que ele próprio tinha sofrido. Mais uma vez foi o Man of the Match. Esta foi a 2ª vez que foi nomeado nos jogos em casa e de forma consecutiva. Quem tem apenas 3 partidas para o campeonato, e em 2 delas foi eleito o melhor em campo, certamente atesta a sua qualidade.

Em termos de selecção, Fleck é vist como o próximo grande jogador escoçês. Para já, ainda não se estreou pela selecção principal. Mesmo assim, tem sido figura de proa nas selecções jovens, onde habitualmente é convocado para acima do seu escalão etário, em mais uma prova que pode provocar a diferença face aos demais jogadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário