domingo, 22 de fevereiro de 2009

PROPECÇÃO NACIONAL: Orlando Sá (SC Braga)

Nome Completo: Orlando Carlos Braga de Sá
Data de Nascimento:
26/05/1988 (20 anos)
Local de Nascimento:
Constantim (Vila Real)
Nacionalidade:
Portugal
Altura:
188 cm
Peso:
86 Kg
Clube:
SC Braga
Posição:
Avançado
Camisola Nº:
11
Vídeos:
Vídeo 1

Um das revelações desta Liga Sagres é Orlando Sá, que mesmo não sendo dos avançados mais utilizados por Jorge Jesus, é porventura o mais potencial revela e que não deixa os outros clubes indiferentes. Natural de Constantim (Vila Real), Orlando Sá completou a sua formação enquanto atleta no SC Braga.

No seu 1º ano de senior, foi emprestado ao SC Maria da Fonte, emblema da cidade da Póvoa de Lanhoso e que compete na 2ª Divisão Nacional. Na sua estreia como jogador senior, Orlando Sá mostrou a sua qualidade e terminou a temporada 2007/08 com 6 golos apontados em 26 partidas.

Mesmo assim, Jorge Jesus fez questão de o manter no plantel para a actual época, chegando a recusar propostas de empréstimo pelo atleta. Com nomes como renterís, Mossorá, Matheus, Meyong, entre outros, torna-se muito difícil para Orlando Sá ter uma utilização regular. Até este momento, não foi nenhuma vez titular em jogos referentes às competições europeias, Liga Sagres e Carlsberg Cup.

Todos os minutos somados e este avançado obtém apenas 47 minutos na principal competição do Futebol Português. Então que faz deste jogador pouco utilizado, uma das esperanças da Selecção e vistou por muitos com um craque em ascenção? Na minha opinião, são as características invulgares para um avançado português aliado à sua juventude que suscitam tanta curiosidades nele.

Depois, é também importante estar no lugar certo à hora certa e isso Orlando Sá soube fazê-lo com mestria. Deu-se a conhecer com um fantástico "hat-trick" à congénere espanhola no escalão sub-21. Ainda por cima, estes 3 golos foram apontados de cabeça e com um gesto técnico e movimentações exemplares.

A partir daqui, "reclamou" mais minutos no seu clube e é um facto que tem vindo a somar cada vez mais minutos. Recentemente, Orlando Sá beneficiou da renovação implementada por Carlos Queiroz na Selecção Nacional AA. Foi contra a Finlândia que fez a sua estreia e não se pode dizer que tenha estado mal.

Um pouco mais de descernimento na hora de rematar à baliza e poderia ter uma estreia memorável. Em termos de características, penso que Orlando Sá é um típico avançado da área e que consegue dar a melhor sequência aos cruzamentos dos companheiros. É fisicamente possantes, que lhe permite impôr-se no meio dos centrais contrários. Sabe jogar de costas para a baliza, tabelando com os colegas ou arriscando um lance individual.

Não é por acaso que já esteve uma semana à expriência no Chelsea FC e que os "blues" apresentaram uma proposta ao SC Braga. Contudo, circula na comunicação social que o clube minhoto pediu 6 milhões € pelo avançado, proposta essa rejeitada. Fala-se agora também no interesse do FC Porto. Dadas as boas relações destes 2 clubes, a transferência pode-se concretizar, apesar de pensar que o preço exigido pelo SC Braga é demasiado.

Agora resta saber se Orlando Sá consegue aguentar a pressão a que está sujeito e triunfar no Futebol Português e não só. São cada vez mais as pessoas que acreditam nele para ser o próximo avançado da nossa selecção. A ver vamos!

2 comentários:

  1. O local de nascimento está errado!
    Ele é natural de Aldreu, concelho de Barcelos.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. quem é de constantim é o palmeira

    ResponderEliminar