quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

PROPECÇÃO INTERNACIONAL: Sergio Busquets (FC Barcelona)

Nome Completo: Sergio Busquets Burgos
Data de Nascimento: 16/07/1988 (20 anos)
Local de Nascimento: Barcelona (Espanha)
Nacionalidade: Espanha
Altura: 189 cm
Peso: 80 Kg
Clube: FC Barcelona
Posição: Médio Defensivo
Camisola Nº: 28
Vídeos: Vídeo 1

Sergio Busquets nasceu a 16 de Julho de 1988 em Barcelona. Actualmente joga no FC Barcelona, o "gigante" catalão, na posição de Médio Defensivo. A título de curiosidade, Busquets é filho de outro jogador formado no FC Barcelona, Carles Busquets, que defendeu as redes catalãs na década de 90.

Corria a época 2003/04 quando Sergio Busquets ingressou nas camadas joves do FC Barcelona. Desde então percorreu todos os escalões de formação até, em 2007/08 ser promovido ao FC Barcelona B, treinado por Josep Guardiola, outrora um dos melhores do mundo na posição de Busquets. Estes dois nomes foram dos principai responsáveis pela ascenção da 2ª equipa do FC Barcelona conseguir a promoção à Segunda Divisão B.

Nesta temporada fez 23 partidas e 2 golos. Foi também neste ano que coseguiu a estreia na equipa principal, numa partida a contar para a Taça da Catalunha. No dia 13 de Setembro de 2008, Sergio jogou a sua primeira partida na La Liga, actuando os 90 minutos no empate a uma bola frente ao Racing de Santader.

Busquets começou a jogar regularmente no onze inicial, obtendo a preferência do treinador face aos internacionais Yaya Touré e Seydou Keita. Durante o jogo do FC Barcelona contra o FC Basel, na Liga dos Campeões, Busquets estreou-se a marcar, ao apontar o 2º golo na goleada de 5 - 0, com o FC Barcelona venceu os suiços.

No início de Dezembro, noutro encontro da Liga dos Campeões, desta feita contra o FC Shaktar Donestk, voltou a marcar o 2º golo, se bem que insuficiente para evitar a derrota por 3 - 2 do FC Barcelona. No dia 22 desse mesmo mês, Busquets viu prolongado o seu vínculo até 2013 com uma claúsula de rescisão de 80 Milhões de €.

A primeira chamada de Busquets à Selecção Sub-21 de Espanha ocorreu a 11 de Outubro do ano transacto, para a 1ª mão dos play-offs de Qualificação para o Europeu de Sub-21, contra a Suiça. Novo golo, foi aos 17 minutos, e mais uma vez insuficiente para evitar a derrota por 2 - 1. Felizmente para "nuestros hermanos" venceram por 4 - 3 no conjunto das duas mãos.

Recentemente (6 de Fevereiro de 2009), Busquets foi convocado pela 1ª vez para representar a Selecção AA de Espanha num amigável frente a Inglaterra. Apesar disso, não se estreou pela selecção principal, pelo que não pode contabilizar nenhuma internacionalização AA. A sua ascenção tem sido muito rápida, como se pode ver pelo facto de já ter chegado à Selecção Principal, somando apenas 3 internacionalizações nos Sub-21 (um desses jogos foi a derrota por 3 - 0 que Espanha sofreu em Portugal). De destacar também uma chamada à Selecção da Catalunha.

Na equipa principal do FC Barcelona, já soma 17 partidas para a La Liga, 7 jogos referentes à Taça do Rei e 5 encontros para a Liga dos Campeões, contabilizando os 2 únicos golos esta época. Sem dúvida que se tem destacado e tem sido utilizado regularmente, fruto também do conhecimento que Guardiola tem das suas características. Mesmo num plantel com a qualidade do Barcelona, não se pode dizer que Busquets esteja no plantel para "marcar presença".

A apresentação de Busquets está concluída. O objectivo era estabelecer uma troca de ideias acerca das características, qualidades, defeitos que vejam neste jogador. Façam a vossa análise crítica a mais este produto da cantera catalã.

Sem comentários:

Enviar um comentário