domingo, 15 de fevereiro de 2009

PROPECÇÃO INTERNACIONAL: Vaclav Kadlec (Sparta de Praga)

Nome Completo: Vaclav Kadlec
Data de Nascimento:
20/05/1992 (16 anos)
Local de Nascimento:
Praga (Rep. Checa)
Nacionalidade:
República Checa
Altura:
179 cm
Peso:
68 Kg
Clube:
Sparta de Praga
Posição:
Avançado
Camisola Nº:
14

Os adeptos de futebol na Repúblico Checa estão extasiados com o aparecimento de um avançado de apenas 16 anos de idade e que é tido como a maior promessa do futebol checo nos últimos anos. Este avançado de 179 cm é descrito no seu país como um atacante rápido e frio e que apesar da sua juventude já vai mostrando sinais de ser um finalizador nato.

Todas as características importantes num avançado parecem coexistir em Kadlec, como por exemplo, temporização, bom remate, velocidade e também o facto de ser excelente em situações de 1vs1. Kadlec começou a sua carreira no Bohemians 1905 e sempre foi considerado uma das estrelas da equipa, brilhando sempre de forma mais intensa comparativamente com os seus colegas de equipa. O seu aparecimento repentino demonstra já que Vaclav Kadlev tem uma maturidade impressionante.

Quando tinha 10 anos jogava regularmente com colegas e adversários mais velhos. Com 15 anos teve um período à expriência no gigante Liverpool. Em Anfield, jogou 2 partidas de carácter amigável e conquistou a atenção dos técnicos das camadas jovens. Depois de ter feito os 2 jogos, disseram-lhe «Hás-de cá voltar um dia.».

O Sparta de Praga foi rápido a apresentar uma proposta por Kadlec, com valores algo elevados para um atleta com a sua idade. Fala-se em montantes a rondarem os 400 mil €. Recentemente, o Chelsea também tentou cativar o jogador, mas a sua família manteve a intenção de não permitir a saída do país, pelo menos até completar a sua formação.

Nesta época, Kadlec somou 3 presenças ao entar no decorrer das respectivas partidas e chegou mesmo a marcar num amigável nesta pausa de inverno, frente ao Aústria de Viena. Este avançado de 16 anos tem mais argumentos para sustentar as suas elevadas espactativas, com o aparecimente do reconhecimento internacional e também com o facto de fazer parte da sua Selecção de Sub-19.

Muitos observadores têm ficado impressionantes com a subtileza e a inteligência de Kadlec na "cara" do golo. Desde sempre que tem jogado com jogadores mais velhos e conseguido adaptar rapidamente às especifidades de cada escalão e aos ambientes cada vez mais adversos que vai encontrando.

Este "predador de área" é tido como uma das maiores esperanças do seu país, chegando mesmo a suplantar a admiração suscitada pelo aparecimento de Rosicky, actualmente no Arsenal. Só o tempo o dirá se de facto temos craque ou não, mas a maturidade demonstrada por Kadlec e a presença dos pais que preferiram ter o seu filho no seu ambiente, no seu país, do que o "libertarem" prematuramente para outro país, fazem com que tenha grandes expectativas sobre este jovem.

2 comentários:

  1. Este texto é copia exacta de http://www.imscouting.com/player_to_watch.aspx?id=pw/5jHw3t8V75Ev/AvGALg||&name=Vaclav+Kadlec

    Pelo menos sejam originais.

    ResponderEliminar
  2. Apenas me baseei nesse documento e optei por traduzi-lo, para aumentar o conhecimento acerca desse jogador em Portugal.

    Disponha sempre

    ResponderEliminar