sábado, 23 de maio de 2009

PROSPECÇÃO INTERNACIONAL: Edin Dzeko (Wolfsburgo)

Nome do Jogador: Edin Dzeko
Data de Nascimento: 17/03/1986 (23 anos)
Local de Nascimento:
Doboj (Bósnia Herzegovina)
Nacionalidade:
Bósnia Herzegovina
Altura:
193 cm
Peso:
84 Kg
Clube:
Wolfsburgo
Posição:
Avançado
Camisola Nº:
9
Vídeo:
Vídeo 1

Venho aqui falar sobre umas das maiores revelações dos principais campeonatos europeus. Edin Dzeko brilhou no Wolfsburgo e, a par de Grafite,ajudou o clube na conquista do seu primeiro título nacional.

Nascido a 17 de Março de 1986 nos arredores da cidade de Sarajevo, este avançado poderoso (193 cm, 84 kg) antes de chegar ao Wolkswagen Arena em 2007, representou o clube local FK Zeljeznicar e os checos do FK Teplice. Dzeko fez a sua estreia pelo FK Zeljeznicar, quando ainda jogava como médio em 2003 e aí ficou até 2005. Durante este período, participou em 40 partidas e marcou 5 golos. Foram números bem razoáveis para um jovem que se estreou com apenas 17 anos.

Foi então que rumou para o FK Teplice e ficou mais duas temporadas. Na última época (2006/07) consegui mesmo conquistar o título de melhor marcador do campeonato checo. Devido a estas exibições, Felix Magath e o Wolfsburgo decidiram contratá-lo por 4 Milhões €. Foi sem dúvida um proposta irrecusável para FK Teplice.

Na sua primeira época, já deu mostras de se tratar de uma excelente compra. Marcou 8 golos em 28 partidas e, conseguiu conquistar a titularidade na parte final da temporada 2007/08. Foi também o vencedor do prémio de melhor avançado na primeira volta 07/08 da Bundesliga pelo site Sportal.de.

Nesta temporada, prestes a terminar, é que se deu a verdadeira explosão do avançado bósnio. Para se ter uma ideia do poderio deste avançado, na parte decisiva da época, isto é, no mês de Maio, Dzeko marcou em todas as partidas e em duas delas (frente ao Hoffenhein e ao Hannover) fez um hat-trick. Em apenas um mês, onde disputou 5 jogos, disputou 10 golos. Em termos totais, foram 26 golos marcados mais 8 na Taça UEFA em 8 jogos. Um deles foi na Fase de Grupos frente ao Sp. Braga num jogo que terminou numa vitória dos minhotos por 3-2. Dzeko protagonizou uma das duplas mais temíveis da Europa com Grafite. Juntos apontaram 54 golos.

Em termos internacionais, a primeira presença foi ainda nos Sub-19 no ano de 2003 e mais tarde passou a representar os Sub-21. A estreia pela Selecção AA da Bósnia ocorreu a 2 de Junho de 2007, contra a Turquia. E que melhor estrei ele poderia ter ao marcar um golaço no final da 1ª parte , resultando num empate 2-2, ajudando a sua equipa na reviravolta no marcador e vencer por 3-2. Desde essa data até hoje já marcou em 12 golos (17 jogos), sendo uma peça fundamental para a Bósnia conseguir o apuramento para o Mundial 2010.

Nota para a excelente campanha da Bósnia-Herzegovina no Grupo 5 de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2010. Com 18 golos, é mesmo o melhor ataque de toda a Zona Europeia. Encontra-se nesta altura em 2º lugar, num grupo dominado pela Espanha, e deixando para atrás selecções como Turquia ou Bélgica. O seu companheiro de equipa Misimovic e Pjanic são as outras figuras da Selecção Bósnia.

No Wolfsburgo, Dzeko é o avançado mais de área enquanto Grafite faz mais uso da sua velocidade e potência para cair nas alas. Faz uso do seu jogo de cabeça e também do facto de saber jogar de costas para a baliza, pois com o seu porte atlético consegue proteger a bola. Com vários clubes eurpeus interessados na sua contratação, é questão de aguardar para ver o que o futuro lhe reserva.

1 comentário: