terça-feira, 26 de maio de 2009

NOTÍCIAS: Mais perto do Europeu

A Selecção Nacional Sub-19 deu, esta segunda-feira, um passo muito importante na conquista de um lugar entre os oito finalistas do Campeonato da Europa Ucrânia-2009, ao vencer a Grécia, por 1-0, na segunda jornada do Grupo 3 da Ronda de Elite, a etapa decisiva de apuramento para o Europeu. Na outra partida, a Turquia bateu a Dinamarca por igual resultado, o que deixa tudo em aberto para a última ronda, em que Portugal está a apenas um ponto de fazer a festa da qualificação.

O início do encontro com os helénicos foi "calcado", quase a papel químico, da partida de estreia com a Dinamarca (3-0). Na verdade, Portugal colocou-se em vantagem quando ainda não estavam decorridos cinco minutos e o autor do tento inaugural foi o mesmo, Rui Fonte. O avançado correspondeu de cabeça a um centro de Diogo Viana na direita.

Este lance deu o mote para o que viria a ser a primeira parte. Domínio total e absoluto dos comandados de Ilídio Vale, que surgiram personalizados, ambiciosos e donos do domínio do encontro. A criatividade e velocidade dos lusos - que optaram pelos lançamentos para as costas da defesa grega e a utilização das alas, preferencialmente pelo flanco direito, onde a rapidez do inspirado Diogo Viana fez "estragos" - deixaram a defesa contrária aos "papéis" e sem capacidade de resposta.

Por duas vezes - Diogo Viana (24') e Nelson Oliveira (32') - Portugal esteve à beira de ampliar a vantagem, em situações de um-para-um diante do guarda-redes, mas numa situação o "keeper" helénico e, noutra, um remate a rasar o poste inviabilizaram o engrossar do marcador. Valeu, por isso, à Grécia o menor aproveitamento das ocasiões criadas por parte da nossa Selecção para regressar aos balneários com a diferença mínima no marcador.

A etapa complementar começou com os gregos mais interessados em discutir o jogo. Sinal disso mesmo, foi a primeira (!) intervenção de Anthony Lopes em todo o encontro, executada logo aos dois minutos (47'), com o guardião luso a defender com segurança um remate de Argyropoulos Leonidas.

Dando a iniciativa de jogo ao adversário, que actuava agora a favor do vento, Portugal controlava as operações, sem que a Grécia conseguisse criar verdadeiras situações de perigo, à excepção de uma cabeçada de Giannou Apostolos (61') que saiu muito perto do poste direito de Anthony Lopes.

Fatal para as aspirações helénicas acabou por ser a expulsão, por acumulação de amarelos, de Argyropoulos Leonidas. Com mais um elemento, Portugal controlou a seu belo prazer o encontro, desperdiçando ainda algumas boas ocasiões. A mais flagrante das quais (72'), com Rui Fonte a permitir uma defesa a Lamprou Konstantinos, após uma triangulação com Diogo Viana e Wilson Eduardo.

Na derradeira e decisiva jornada do Grupo 3, os líderes, Portugal e Turquia, encontram-se no Municipal do Cartaxo, pelas 18h00. À mesma hora, Dinamarca e Grécia lutam pela fuga à "lanterna vermelha", em partida a realizar no Municipal de Rio Maior. Clique aqui para ver resultados e classificação.



FICHA DE JOGO:

2ª Jornada do Grupo 3 da Ronda de Elite - Apuramento para Europeu Sub-19.

Local: Estádio Municipal do Cartaxo.

Árbitro: Maxim Layushkin (Rússia).
Árbitros Assistentes: Oleg Tselovalnikov (Rússia) e Lorenzo Manganelli (Itália).
4º Árbitro: Luca Banti (Itália).

Grécia 0-1 Portugal (0-1, ao intervalo).

GRÉCIA: Lamprou Konstantinos; Argyropoulos Leonidas, Avlonitis Anastasios, Papadoupoulos Kyriakos, Skondras Ioannis; Gent Savvas, Paligeorgos Georgios e Kaltsas Nicolaos (Loukinas Ioannis, 51'); Niklitsiotis Georgios (Maroukakis Matthaios, 27'), Giannou Apostolos e Matsoukas Leftherios ( Soiledis Aristeidis, 57').
Suplentes não utilizados: Baimakis Petros, Katsikas Georgios e Karelis Nikolaos.
Treinador: Alexiou Alexandros.
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Maroukakis Matthaios (35'), a Argyropoulos Leonidas (58' e 64') e a Paligeorgos Georgios (79'). Cartão vermelho exibido a Argyropoulos Leonidas (64')

PORTUGAL: Anthony Lopes; Abel Pereira, Roderick Miranda, Nuno Reis e João Pereira; Lassana Camará (André Martins, 70'), Ricardo Dias e Leandro Pimenta; Diogo Viana, Rui Fonte (Capitão) (Diogo Rosado, 80') e Nelson Oliveira (Wilson Eduardo, 70').
Suplentes não utilizados: Ruca, Mário Rui e André Almeida.
Treinador: Ilídio Vale.
Golos: Rui Fonte (4').
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Rui Fonte (67').

Sem comentários:

Enviar um comentário