terça-feira, 25 de novembro de 2008

PROSPECÇÃO: Guilherme (Cruzeiro) e João Gonçalves (Olhanense)

Guilherme (Cruzeiro)

Nome Completo: Guilherme Milhomem Gusmão
Data de Nascimento: 22/10/1988 (20 anos)
Local de Nascimento: Bacabal - MA
Nacionalidade: Brasil
Altura: 1,74 m
Peso: 73 Kg
Clube: Cruzeiro
Posição: Avançado
Vídeos: Vídeo 1


Vou inaugurar o tema da prospecção, falando de um dos melhores avançados e marcadores do Brasileirão 2008. Joga no Cruzeiro, mas não tardará em espalhar a sua classe e golos na Europa do Futebol. Falo de Guilherme, o jovem artilheiro da equipa de Belo Horizonte que segue em 3º lugar do Campeonato Brasileiro. Em 31 jogos realizados no Campeonato, Guilherme leva 18 golos. Números muito bons e, se tivermos em conta que se trata de um jovem de 20 anos. Não sendo fisicamente dotado, Guilherme compensa com a sua criatividade e técnica apurada. Não podendo assumir-se como jogador de área, Guilherme prefere recuar, buscar jogo e depois utilizar a sua velocidade e aproveitar os espaços existentes. Demonstra também uma frieza na finalização, algo difícil de se conseguir num jogadores jovem. Na Taça dos Libertadores participou em 8 jogos e marcou 2 golos, caindo a sua equipa aos pés do Boca Juniores nos 1/8 Finais da prova. Para além dos golos apontados, Guilherme também já leva um número considerável de assistências. São 7 no total que têm sido muito úteis para o Cruzeiro lutar pelos primeiros postos. No que diz respeito às selecções, Guilherme foi chamado em 2007 para a Selecção Sub-20 e desde aí tem sido figura assídua nas convocatórias canarinhas. Em termos de títulos, o único de relevo pode dizer-se que foi o Campeonato Mineiro conquistado este ano.


O 2º jovem deste post tenta mostrar argumentos no Olhanense para, mais tarde, poder volta à "casa-mãe" ou subir vários degraus para a Divisão Máxima do Futebol Português. Depois de terminar a sua formação no Sporting, João Gonçalves seguiu o destino de vários leões e rumou ao Olivais e Moscavide, onde passaram com sucesso Miguel Veloso, Pereirinha, Carlos Saleiro, entre outros. Depois da sua primeira experiência enquanto sénior, este jovem natural da Amadora, progride na sua carreira e dá o salto, novamente por empréstimo, para a Liga Vitalis, a Olhanense. Joga no lado direito da defesa e tem-se assumido com uma peça importante na sua equipa, que lhe valeu inclusive a primeira chamada à Selecção Sub-21. João Gonçalves tem um histórico considerável ao nível de Selecções Jovens, totalizando 41, dividas em 8 pelos sub-16, 15 pelos sub-17. Nos sub-18 não somou qualquer internacionalização e voltou a ser chamado 8 vezes para os sub-19 e outras 8 para os sub-20. Mais uma vez, João Gonçalves dá um passo segura e vai subindo na sua carreira a pulso. Para os sub-21 foi convocado e utilizado por 2 ocasiões: frente à Ucránia e à Espanha. Na Olhanense, como a foi referido, tem sido utilizado regularmente, somando em todas as competições (Liga Vitalis e Carslberg Cup) 11 jogos. Na Liga Vitalis participou em todas as partidas realizadas pela equipa de Olhão. Ainda não regista qualquer golo, mas já contribuiu decisavamente, em termos de golos marcados, com 2 passes certeiros para os seus companheiros.

Prevê-se que estes dois jovens tenham um grande sucesso e espero que se ouça falar deles cada vez mais.

3 comentários:

  1. O João Gonçalves tem evoluído a olhos vistos. Vi-o pela primeira vez há dois anos, nos juniores do Sporting. Era, na altura, médio-centro. Como médio, não lhe augurava grande futuro. Ainda nessa época, passou a jogar a lateral direito, mas com pouca segurança. Aos poucos, porém, foi-se adaptando à posição e ganhando confiança. Os últimos jogos que vi dele, no Olhanense e na Selecção, fez boas exibições. Parece um jogador muito mais adulto e inteligente. Pode ser uma boa aposta já para o ano que vem para a posição de lateral direito no Sporting.

    ResponderEliminar
  2. Sim, de facto o João Gonçalves é um jogador que tem vindo a subir a pulso na carreira e vem conquistando o seu espaço. Talvez mereça e consiga agarrar a oportunidade...

    ResponderEliminar
  3. Ah, é verdade, ele não tem 1,90m, nem por sombras. :p

    ResponderEliminar