sábado, 15 de novembro de 2008

DEBATE TÁCTICO: Periodização Táctica

Para abrir as hostes da rubrica DEBATE TÁCTICO, decidi começar por escrever sobre um aspecto mais geral, para em futuras edições podemos partir para situações mais específicas. Importa então definir, e parece mais difícil que aquilo que aparenta, o que é a Periodização Táctica. Existem várias pessoas ligadas ao Futebol, com a ideia pré-concebida que a Periodização Táctica é "apenas" ter todos os factores treináveis desenvolvidos com a presença da bola. Para além de enganar os jogadores, também se está a ser incoerente. Este método, muitas vezes utilizado, denomina-se de Treino Integrado. Antes de avançar mais no texto, gostava de referir que o meu objectivo não é dizer que a metodologia X é que melhor que Y. Trata-se de uma descrição correcta de uma das várias metodologia existente.



Periodização Táctica: "Consiste em distribuir no tempo a aquisição de comportamentos
tácticos(princípios e sub-princípios) inerentes a um forma de jogar
(específica), com o subjacente arrastamentos das dimensões técnica, física e
mental. Sobrepõe o colectivo ao individual." (Vítor Frade, 2003)


Como já perceberam, a preocupação primordial da Periodização Táctica é alcançar e melhorar o jogar que se pretende. E isso consegue-se no treino - desde o primeiro treino - pelo que no período dito preparatório, o importante é esclarecer e treinar tendo como objectivo a nossa forma de jogar e não como o teu treino da dita forma física de um modo totalmente analítico. Esta definição é uma breve apresentaçõ de tudo o representa a Periodização Táctica. Foi referida por Vítor Frade, docente na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, e que se pode apelidar de "o pai da Periodização Táctica". A generalidade das pessoas relaciona a Periodização Táctica com o FC Porto de José Mourinho. Embora também fosse importante para a divulgação desta metodologia, convém não esquecer o autor referido anteriormente. Hoje em dia, a Periodização Táctica já está relativamente dispersa e são vários os clubes que trabalham sob esta metodologia, se bem que por vezes, cometam gaffes e incoerências como algumas que referi no início do texto.


Conjunto de Princípios


A Periodização Táctica preocupa-se desde o primeiro momento no aperfeiçoar do nosso Modelo de Jogo, e como está presente na definição, os outros factores treináveis - físico, técnico e psicológico - surge como "arrastamento" e perfeitamente enquadrado com aquilo que o Modelo de Jogo requisita. Para dar corpo a todo este processo, existem vários princípios que se devem respeitar e dos quais não se devem fugir. Existe o P. da Progressividade/P. Adaptabilidade, o P. Especifidade, P. da Inteireza Inquebrantável, entre outros. O Princípio da Especificade diz que todo o exercício tem de ser específico com aquilo que se quer evidenciar no Jogo. Tudo o que se treina tem de possuir transfer para o jogo. Por exemplo, qualquer exercício deve culminar com o objectivo máximo do jogo - o golo. O Princípio da Inteireza Inquebrantável refere que todos os exercícios têm de ser compostos pelas 4 fases de jogo: Fase Ofensiva, Fase Defensiva e Transições. Estes 4 momentos não se podem dissociar e devem estar sempre presentes em cada exercício de treino.


Concluíndo...


O mais importante não é seguir esta metodologia "porque sim", "porque está na moda". Penso que o que deve orientar o processo de treino, devem ser as nossas crenças e convicções. Acima de tudo devemos procurar ser coerentes connosco próprios e não fugir do caminho previamente delineado. Sei que ficou muita coisa por dizer, ms também o post foi uma espécie de apresentação. Como já disse, e seguindo inclusive algumas da vossas sugestões, é perfeitamente possível particularizar alguns aspectos.

A ideia do texto é o debate, a troca de ideias e expriências, por isso digam as vossas opiniões, dúvidas acerca da Periodização Táctica

Não hesitem em comentar, enviar sugestões...




3 comentários:

  1. Bom texto, um excelente "aperitivo".

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo apoio. Nesta secção é sempre de escrever e opinar, pois há sempre gente muito sabedora e que nos pode corrigir, visto que aqui se recorre sobretudo a factos.

    Vou procurar continuar com estas temáticas, pois penso que são interessantes e servem para aprenderemos mais um pouco.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  3. voces tem que colocar fotos mas importantes

    ResponderEliminar