domingo, 23 de novembro de 2008

CRÓNICA: A Necessidade da Arrogância e Divagações...

Escrevo esta crónica depois de ter ficado espantado com mais uma atitude arrogante do "nosso" prodígio Cristiano Ronaldo. Toda a gente sabe que não é a primeira atitude deste género tomada pelo nº 7 dos red devils. Falando e relatando a minha experiência, compreendi sempre estes actos, que de certa forma eram justificáveis. Ou era por causa da idade, da sua imaturidade, do deslumbramento, do facto de o jogo estar a correr mal... e as suas acções, no meu ponto de vista tinham uma origem, que não a própria personalidade do jogador. Lembro-me de repente de um gesto no Estádio da Luz; do facto de criticar os adeptos, durante o jogo, frente à Albánia; e desta última frente ao Aston Villa. Não contabilizando, as inúmeras intervenções (entrevistas, reportagens) em que se notava a atitude arrogante e prepotência.

Compreendo e aceito os 2 pontos de vista, ou seja: aqueles que não toleram estes comportamentos extra-futebol (muitas vezes são intra-futebol) e os que dizem que de facto, o que interessa é o que se passa dentro das 4 linhas e, neste momento, Cristiano Ronaldo é o melhor, pois a missão dele é jogar bom Futebol e não ser uma boa pessoa (que acredito que seja, mas essa imagem não é transmitida para fora).
Como já disse anteriormente, deixei de tolerar estes comportamentos por ele já ser reencidente, não ser propriemente um novato nestas andanças e outro aspecto que me intriga é o facto de possuir vários acessores de imprensa e estes não o guiarem no sentido correcto. Nesta altura, este gesto assume maior relevância, pois estamos a pouco empo de conhecermos o vencedor da Bola de Ouro deste ano. Dada a "obcessão" de Cristiano Ronaldo, é razoável a ideia que terá de esperar mais um ano e continuar com o mesmo rendimento dentro de campo. Se fosse um dos votasse nesta eleição, o meu voto não seria para Cristiano Ronaldo. Penso que é importante ele compreender que, nos dias hoje, um Futebolista extravaza e ultrapassa o terreno de jogo.
Parece que no Futebol, as pessoas só se destacam sendo arrogantes, prepotentes. Outro exemplo de arrogância é José Mourinho. Nesta caso, acredito que não se trata tanto de personalidade mas, de uma maneira de lidar com a imprensa e com os adversários, protegendo a sua equipa. Será este um traço da personalidade de vários portugueses? Talvez, já que no Futebol não existem personagens mais arrogantes nos respectivos papéis: Jogador e Treinador. A arrogância é necessária, penso eu, com uma necessidade de elevar o nosso ego, já que estes portugueses (Ronaldo e Mourinho) não são unânimes entre os seus compatriotas.
Para Cristiano Ronaldo deixo um conselho (para quando ele visitar o blog). No Futebol o que importa é a qualidade, a técnica, capacidade de passe, drible, entre outros inúmeros aspectos que não o currículo individual. Isso surge como um acréscimo e uma recompensa, mas não orienta a vida nem a carreira de um futebolista. Existem ou existiram excelentes jogadores que permanecerão na memória dos adeptos e farão parte do bons momentos do Desporto-Rei. Nomes como, por exemplo, Zidane, Rivaldo, Kaká, Ronaldinho, Gerrard, Henry, Raúl, Del Piero. Todos grandes jogadores mas com uma (pequena) diferença entre si: ao contrário dos últimos 4 jogadores, os primeiros ganharam a Bola de Ouro. Com este exercício percebe-se que isso pouco importa. Servirá apenas para decorar o armário de casa com uma peça valiosa. Pouca gente associa os grandes jogadores aos prémios e prefere associar, por exemplo, Zidane àquele golo na Final da Champions ou Rivaldo aos anos passados em Barcelona.
Esta foi a minha primeira crónica e espero que vos tenha agradado. Já sabem que podem e devem comentar e enviar sugestões/críticas. Gostava que fosse lançado um diálogo interessante entre os visitantes, por isso comentem.
EDIÇÃO: Esta crónica foi publicada no site MaisFutebol. Podem aceder através de http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=1016930&div_id=3774

3 comentários:

  1. o grande problema do Cristiano é realmente o mau-feitio que vai demonstrando quando as coisas lhe correm mal. mais, sempre que agora abre a boca para falar é para dizer que é o melhor do mundo...

    Outra coisa que me irrita em Portugal é a esquizofernia feita a volta do Ronaldo, se fosse eu um dos votantes para melhor jogador do mundo bastava.me chegar às mãos o abaixo-assinado da Bola para votar imediatamente no Messi!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Venho pedir ao visitante que fez o 2º comentário que o repita, pois penso que o eliminei sem querer.

    Peço desculpa e agradeço desde já a participação.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar