segunda-feira, 17 de novembro de 2008

PROSPECÇÃO: Juan Manuel Mata

Nome Completo: Juan Manuel Mata Garcia
Data de Nascimento: 28/04/1988 (20 anos)
Local de Nascimento: Burgos
Nacionalidade: Espanha
Altura: 1,81 m
Peso: 79 Kg
Clube: Valência
Posição: Avançado/Médio Esquerdo
Vídeos: Vídeo 1, Vídeo 2


Nesta primeira apresentação de jogadores, o destaque vai para um jovem prestes a estrear-se com a camisola da sua selecção. Selecção, nada mais nada menos, que a actual Campeã Europeia e onde a qualidade abunda em todos os espaços do relvado. É ele Juan Manuel Mata, jovem avançado do Valência, recentemente convocado pelo seleccionador espanhol Vicente del Bosque para defrontar o Chile. Para Mata certamente tratar-se-á muito mais que um simples amigável. Será a estreia na equipa roja e com certeza que Mata lutará para lá permanecer o maior tempo possível e fazer parte dos sucessos que Nuestros Hermanos têm vindo a alcançar nos últimos anos.

Formado em Madrid para Triunfar em Valência

Formado nas escolas do Real Madrid, no final da época 2006/07, tinha Mata 19 anos, mudava-se da capital para a cidade de Valência com o intuito de jogar noutra grande equipa espanhola. E logo na 1ª época ao serviço do conjunto valenciano, Juan Manuel Mata conseguir afirmar-se ao participar em 24 jogos e facturando por 5 vezes. Eram belos número para um jovem recém-chegado que também teve a oportunidade de se estrear na Champions League, jogando durante 18 minutos. Nesta época, Mata também teve a honra de levantar a Taça do Rei. Estava assim conquistado o 1º troféu na carreira deste jovem. Para a época actual 08/09, Mata teria obrigatoriamente de manter o seu nível ou se possível aumentar de rendimento. E foi isto mesmo que aconteceu. Tudo isto, porque iria fazer de um plantel bastante competitivo e que contava com a presença de jogadores campeões europeus.pela sua selecção. Juan Manuel tem participado em todos os jogos do campeonato até este momento (11 partidas) e já igualou a marca anterior de 5 golos marcados. Prevêem-se portanto, muitos mais golos para este jogador.

Avançado que também pode jogar a extremos

Mata costuma jogar preferencialmete na linha avançado do Valência, contudo também pode descair para o lado esquerdo do meio-campo. Normalmente, faz dupla com um dos melhores avançados do mundo: David Villa. É caso para dizer que tem com que aprender, e não se tem saído nada mal. Não é fisicamente dotado (1,81m e 79 Kg), mas consegue disputar os lances com toda a garra e aguenta o choque.

Chegada à Selecção Principal

Esperamos nós, adeptos do bom futebol, que o melhor de Juan Manuel Mata ainda esteja para vir. Depois de representar por inúmeras vezes as selecções jovens espanholas, a "escalada" por todas as selecções para estar a chegar ao fim, já que este jovem natural de Burgos, conseguiu figurar nos eleitos de Del Bosque. Para já, é aguardar pela sua estreia na Selecção Espanhola. E chegar à Selecção Espanhola não é tarefa nada fácil, ainda mais falando de um avançado. Mata tem a concorrência de Torres, o seu colega Villa, Guiza, entre outros.

Que acham vocês deste jogador?



2 comentários:

  1. Não conheço bem. Estou mais ansioso pela estreia de Llorente, que sigo com alguma atenção já há alguns anos e de quem gosto particularmente...

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. Pois, eu desde os tempos do Real Madrid que o sigo sempre com alguma curiosidade. Penso que este foi o coroar de todo o seu esforço. Faço votos para que evolua ainda mais e consiga permanecer na selecção,

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar