quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

PROSPECÇÃO INTERNACIONAL: Campeonato Sudamericano Sub-20, Dia 1

Durante o Campaeonato Sudamericano vou tentar, dentro das minhas possibilidades, actualizar este blogue com as minhas análises aos jogos do dia anterior e também aos jogadores que se destacaram. 

Ontem jogaram-se dois jogos do Grupo A: Paraguai - Colômbia e Argentina - Chile.


Paraguai vs Colômbia

Agradável surpresa ou apenas a confirmação do belo momento que vive o futebol colombiano é que se pode dizer depois do jogo de ontem. Com um futebol de posse e de temporização, a Colômbia mostrou que tem selecção para almejar os lugares cimeiros desta competição, apesar de ontem ter sido uma oposição limitada, sobretudo nos aspectos defensivos. A Colômbia controlou quase toda a partida com o seu futebol apaixonante, relaxando na parte final onde o Paraguai poderia ter chegado ao empate na sequência de vários lances de bola parada. Individualmente, destaque para o trio de médios colombianos que joga atrás do avançado Córdoba: Juan Quintero, Brayan Perea e Nieto. Na selecção paraguaia, nota para os médios Rojas e Juan Villamayor.

Juan Quintero

Nome Completo: Juan Fernando Quintero Paniagua
Data de Nascimento: 18/01/1993 (19 anos)
Local de Nascimento: Medellín (Colômbia)
Nacionalidade: Colombiana
Altura: 169 cm
Peso: 64 Kg
Clube: Pescara (Itália)
Posição: Médio Ofensivo
Jogos (Golos Marcados): 14 (1)* até à data de publicação do post
Internacionalizações (Golos Marcados): AA: 1 (0)
Vídeos: Vídeo 1

Sem dúvida, uma das figuras da competição. Está a jogar regularmente no futebol italiano, no Pescara, 15º classificado da Serie A. Médio Ofensivo, típico nº 10, gosta de pautar o jogo com o pé esquerdo, procurando tomar sempre a melhor decisão.


Brayan Perea

Nome Completo: Brayan Andrés Perea Vargas
Data de Nascimento: 25/02/1993 (19 anos)
Local de Nascimento: Cali (Colômbia)
Nacionalidade: Colombiana
Altura: 189 cm
Peso: 81 Kg
Clube: Deportivo Cali (Colômbia)
Posição: Extremo Esquerdo
Jogos (Golos Marcados): 28(6)* até à data de publicação do post
Internacionalizações (Golos Marcados): S20: 1 (0)
Vídeos: Vídeo 1

Jogador tecnicamente evoluído, joga sobretudo na faixa esquerda do ataque. Rápido, capacidade de drible, forte no 1vs1 fazem de Perea um jogador a seguir e também um dos que mais entusiasma nesta selecção.



Argentina vs Chile

A primeira surpresa do torneio. A Argentina partia para este jogo como favorito, pela qualidade individual que tem no ataque e pelo factor extra de jogar em casa. No entanto, Nicolás Castillo marcou de cabeça após um livre lateral e a Argentina não foi capaz de desfazer este resultado, ainda para mais com a expulsão de dois jogadores chilenos: Fuentes aos 44' e Manuel Bravo aos 73'. Na etapa complementar, a Argentina tentou de todas as formas chegar ao empate mas pecou por algum individualismo das suas unidades mais ofensivas. Iturbe foi um dos mais inconformados do lado argentino enquanto Diego Rubio - jogou quase sempre encostado ao lado direito - batalhou bastante na frente de ataque e foi uma "muleta" importante para a grande figura chilena, Castillo, permitindo que as acções do Chile não se esgotassem na parte defensiva. Boa exibição do guardião chileno Dario Melo, num jogo onde o argentino Alan Ruiz enchou o campo. 


Nico Castillo


Nome Completo: Nicolás Ignacio Castillo Mora
Data de Nascimento: 14/02/1993 (19 anos)
Local de Nascimento: Santiago (Chile)
Nacionalidade: Chilena
Altura: 177cm
Peso: 76 Kg
Clube: Universidade Católica (Chile)
Posição: Avançado
Jogos (Golos Marcados): 21(8)* até à data de publicação do post
Internacionalizações (Golos Marcados): S20: 1 (1)
Vídeos: Vídeo 1


Homem mais avançado do Chile, provou jogar bem entre os defesas contrários. Apesar de não ser um portento físico (177 cm, 76 Kg) consegue aguentar o choque e jogar de costas para a baliza, depois solicitar o apoio aos seus colegas. Bom tecnicamente e com grande controlo de bola faz com que seja difícil tirar-lhe o esférico.


Alan Ruiz


Nome Completo: Alan Nahuel Ruiz
Data de Nascimento: 19/08/1993 (19 anos)
Local de Nascimento: La Plata - Buenos Aires (Argentina)
Nacionalidade: Argentina
Altura: 172 cm
Peso: 71 Kg
Clube: San Lorenzo (Argentina)
Posição: Médio Ofensivo/Médio Centro
Jogos (Golos Marcados): 11(2)* até à data de publicação do post
Internacionalizações (Golos Marcados): S20: 5 (0)
Vídeos: Vídeo 1


Alan Ruiz, esquerdino, foi o médio mais avançado da selecção albiceleste. De cabeça levantada assumiu o jogo, ora procurando passes verticais ora variando o centro de jogo. Decide quase sempre bem, procura tabelar com os seus companheiros, demonstrando grande inteligência em todas as acções que toma. Na parte final do jogo, foi o responsável por assumir a construção de jogo desde trás, revelando rapidez na várias acções e capacidade para progredir com a bola controlada.

Mais logo joga-se o Brasil - Equador.

Podem enviar as vossas críticas, sugestões ou qualquer outro tema que consideram pertinente para o mail olheiroaoservico@gmail.com

4 comentários:

  1. Muitos Parabéns pelo blog e pelo post em questão.Os jornais desportivos deviam ter noticias destas onde mostrassem jovens craques a despontar.Eu como Benfiquista e pensando na despedida de Aimar acho que Quintero do Pescara seria uma boa opção.Não existem muitos jovens com as caracteristicas dele ao preço do passe.Existem outros mas o passe já está muito inflacionado e o Benfica não tem capacidade financeira para eles.Achas que daria um bom reforço ou na tua opinião de expert recomendavas outros nomes?


    Um Abraço e continuação de um fantastico trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! A minha opinião é apenas isso, uma opinião. Não sou nenhum expert ;) Mas por exemplo, o Alan Ruiz que também falei no post é um jogador com grande classe. Logo, por exemplo, no Brasil vai jogar o Felipe Anderson, do Santos e o Adryan, do Flamengo.

      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Olá Ricardo Faria , tudo bem?


    É de louvar a tua humildade , mas és sem dúvida um grande expert nestas matérias.Quem dera a Portugal existirem mais pessoas que vissem o futebol pela tua perspectiva e não só pelas teorias da conspiração como é a maioria da blogosfera.A beleza do futebol são os kogadores e as tacticas aplicadas pelos treinadores isto na optima de um espectador/amante de futebol e não as tricas e conflitos que é muito apanágio do nosso futebol e que relegam os jogadores e o futebol jogado para último pano.Percebo a tua opinião mas Adryan se não estou iquivocado o seu passe é do Chelsea ou falou-se se que o Chelsea estava muito interessado nele.Eu falei no Quintero numa perspectiva de um jogador promissor ainda a valores razoáveis.Tanto Adryan como Felipe Anderson são jogadores de grande qualidade , até gosto mais do que tenho visto de Adryan mas são jogadores que a sair do Brasil já não sairiam muito baratos , ou estarei errado no valor actual dos seus passes?Falo nesse aspecto porque os clubes brasileiros estão num grande crescimento financeiro , começam a pagar salários muito altos , que os grandes de Portugal tem dificuldade de apresentar e pedem muito dinheiro pela transferência.A favor dos clubes portugueses pode jogar a " Porta de entrada para a Europa" para que eles depois possam voar para horizontes mais competitivos e compensadores financeiramente.Na tua perspectiva achas que era possivel o Benfica trazer Adryan ou Felipe Anderson por valores nunca superiores a 10 milhões de euros?


    Cumprimentos desportivos e Obrigado pela tua resposta

    ResponderEliminar
  3. Não cheguei a ouvir/ler nada sobre o Adryan e o Chelsea. Quem vai de facto para os blues é o lateral direito Wallace. Respondendo concretamente à tua questão será bastante difícil conseguir o Adryan ou o Felipe Anderson por menos de 10 M €. São já jogadores bastante conhecidos e valorizados.

    Nos jogos de ontem, agradou-me bastante um médio do Uruguai, o Arrascaeta. Falarei dele no próximo post.

    Fica bem

    ResponderEliminar