quinta-feira, 12 de março de 2009

PROSPECÇÃO NACIONAL: João Guilherme (CS Marítimo)

Nome Completo: João Guilherme Leme Amorim
Data de Nascimento: 21/04/1986 (22 anos)
Local de Nascimento:
Bilac (Brasil)
Nacionalidade:
Brasil
Altura:
184 cm
Peso:
74 Kg
Clube:
CS Marítimo
Posição:
Defesa Central
Camisola Nº: 44

João Guilherme vai para a sua 2ª época no Marítimo e parece cada vez mais um jogador a ter em conta para mais altos voos. Natural do Brasil, cedo começou a jogar futebol, mas foi no SC Internacional de Porto Alegre que começou a mostrar-se à Europa do Futebol. Foram 4 as temporadas ao serviço deste clube brasileiro onde ingressou, ainda muito jovem, para completar a sua etapa de formação e iniciar o percurso senior.

No Internacional, venceu a Copa dos Libertadores em 2006. No ano seguinte, ganhou a Recopa Sudamericana num jogo frente ao Pachuca do México. E agora talvez o feito mais elevado por João Guilherme e também do Internacional: a vitória no Campeonato do Mundo de Clubes de 2006. Na final, os brasileiros bateram o FC Barcelona com um golo solitário apontado por Adriano.

Há que ter em conta que João Guilherme não foi escolhido para integrar a lista de 23 atletas que venceram no Japão. Mesmo assim, é prova da sua qualidade o facto de fazer parte dum plantel onde, na altura pontificavam Alexandre Pato, Luiz Adriano, Fernandão, entre outros. Como já se pode ver, a utilização de João Guillherme era escassa. Contudo, o valor não passou despercebido ao CS Maritímo que optou por contratar este jovem no mercado de Inverno da época 2007/08.

A adaptação ao futebol português foi um processo demorado para o atleta que se estreou oficialmente na Liga Sagres num sempre escaldante dérbi madeirense. João Guilherme entrou aos 90', possivelmente numa substituição para quebrar o ritmo de jogo e deixar "correr o tempo". Na jornada seguinte (26ª), estreou-se a titular, desta feita frente à Naval e actuou durante todo o encontro.

Para completar a série de apenas 3 jogos que realizou na sua primeira temporada em solo português, falta referir mais um jogo em que entrou aos 8' de jogo para o lugar do lesionado Fábio Felício, numa partida que opôs os madeirenses à União de Leiria.

À partida para a actual época não se previa o desempenho de João Guilherme. Neste momento é o único totalista do CS Marítimo, numa equipa que luta por um lugar na Europa e que vem realizando um campeonanto interessante. Apesar de ser sempre utilizado e ter de lidar mais diretamente com os adversários mais virtuosos tem apenas 2 amarelos: frente ao Sporting e outro contra o Vitória de Setúbal.

João Guilherme é Defesa Central de origem, embora possa jogar no Meio Campo. No esquema montado por Lori Sandri, o de 3 centrais, João Guilherme normalmente ficava mais recuado, funcionando como uma espécie de líbero. Com Carlos Carvalhal, veremos as funções que serão confiadas.

Está assim apresentado mais um dos bons valores da Liga Sagres e com potencial, na minha opinião, para ingressar em colectivos com mais ambições. Certamente, andarão atentos.

2 comentários:

  1. www.escolinhascc.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Ola, Parabens pelo blog. da uma vista de olhos www.treino-de-futebol.blogspot.com

    ResponderEliminar