segunda-feira, 2 de março de 2009

PROSPECÇÃO INTERNACIONAL: Jonny Evans (Manchester United)

Nome Completo: Jonathan Grant Evans
Data de Nascimento:
02/01/1988 (21 anos)
Local de Nascimento:
Belfast (Irlanda do Norte)
Nacionalidade: Irlanda do Norte
Altura: 188 cm
Peso:
77 Kg
Clube:
Manchester United
Posição: Defesa Central
Camisola Nº: 23

Jonny Evans nasceu no dia 2 de Janeiro de 1988 em Belfast, Irlanda do Norte. Actualmente está ao serviço do Manchester United. Evans começou a sua carreira no Greenisland FC e aí continuou até ser descoberto pelos observadores do Manchester United. Deu-se então início à sua formação no clube inglês, participando em vários torneios internacionais no verão de 2006, ao abrigo do programa da Academia de Futebol do Manchester United.

Depois rumou para os belgas do Royal Antwerp e aí permaneceu durante 2 anos. A estreia pela 1ª equipa do Manchester United ocorreu na Taça da Liga 2007/08 e partir daí tem sido utilizado regularmente no clube onde a figura de proa é o português Cristiano Ronaldo. Está assim apresententado, se bem que de uma forma breve, o Defesa Central Jonny Evans. De seguida, vamos desenvolver um pouco cada uma das etapas pelo que o jogador teve que passar.

Como já foi dito, Evans foi descoberto pelo Man. United no modesto Greenisland FC, o mesmo clube onde também jogaram o seu irmão Corry Evans e Craig Cathcart que também rumaram para Manchester. A primeira metade da temporada 2006/07 foi passada, por empréstimo, no clube-satélite Royal Antwerp, juntamente com outros jovens como Darron Gibson, Danny Simpson e Fraizer Campbell.

Em Dezembro de 2006, Evans concordou num ingresso no Sunderland, novamente por empréstimo até ao final da respectiva época. Desta feita, Danny Simpson também o acompanhou, ajudando o Sunderland a conquista o título do Championship (correspondente à nossa Liga Vitalis), sendo Jonny Evans premiado com o "Jovem Jogador do Ano". As prestações foram do agrado do seu treinador, o carismático Roy Keane, que solicitou ao Manchester United um novo empréstimo do atleta.

No entanto, o Manchester United optou por dar uma oportunidade ao jovem jogador de permanecer no plantel principal na temporada 2007/08. Como se esperava, teve pouco tempo de utilização, pelo que regressou ao Sunderland. O seu primeiro jogo foi frente ao Wigan a contar para a Taça de Inglaterra. O Wigan venceu por 3 - 0 e Evans, que atuou os 90 minutos, foi duramente criticado por estar diretamente ligado à derrota, sobretudo ao 2º golo onde perdeu infatimente a bola. Mesmo assim, pode-se considerar positiva a sua re-inclusão no Sunderland.

O período de Evans no Manchester United deve ser dividido em 2: antes e depois do 2º empréstimo no Sunderland. No 1º período, Evans fez a sua estreia, como já referido, com a camisola do Manchester United, num jogo contra o Coventry City. Curiosamente, não somou nenhum jogo na Premier League, mas conseguiu estrear-se na Liga dos Campeões e por 2 ocasiões.

No jogo contra o Dínamo de Kiev, no dia 7 de Novembro de 2007, entrou para o lugar de Gerard Piqué e ajudou os red devils a assegurarem a passagem à próxima fase. Com o apuramento já garantido, voltou a jogar contra a AS Roma, sendo a 1ª vez que alinhou como titular na Champios League. Segui-se depois o já referido empréstimo ao Sunderland e o regresso que aconteceu na temporada seguinte: 2008/09.

Oficialmente a estreia na Premier League ao serviço do Manchester United foi frente ao Chelsea FC, alinhado no lugar do habitual titular Nemanja Vidic que se encontrava suspenso. Em Dezembro de 2008, Evans também participuo no Mundial de Clubes, alinhando em 2 partidas, incluindo a final. Mais recentemente, também jogou a final da Taça da Liga vencida nas grandes penalidades pelo Manchester United.

Na Premier League, ja alinhou um 8 partidas; 2 na Taça de Inglaterra, 4 na Taça da Liga; 4 na Liga dos Campeões; e ainda mais 2 partidas no Mundial de Clubes. Apesar de um jovem, Evans já se pode orgulhar de ter um palmarés recheado, apesar de ainda não ter terminado a sua época como opção regular num grande clube. Talvez em Maio de 2009 se possa acrescentar a Premier League e, quiçá, a Liga dos Campeões. Para já, tem conquistado Liga Championship, em 2007 ao serviço do Sunderland. Indivualmente, ainda venceu o prémio "Jovem Jogador do Ano". Pelo Mancheste United, venceu o Mundial de Clubes, no final do ano de 2008; e ainda a Taça da Liga em 2009.

Em termos internacionais, mesmo antes de alinhar regularmente pelo Manchester United, já tinha sido convocado para a selecção principal do seu país, em Dezembro de 2006 (tinha apenas 18 anos) para um jogo em que a Irlanda do Norte venceu Espanha por 3 - 2.

1 comentário:

  1. Evans eu acho q vc joga muito e adoro ver vc jogando eu tambem quero ser jogadora de futebol .bjs xaum .e muita sorte para vc q vc seja muito feliz com os seus sussesos ok .parabens por vc etsa jogando no manchester united fique sabendo q tem uma pessoa q te ama muito aqui no Brasil e ver todas as suas paridas no manchester united .TE ADORO DE VERDADE ! BJS XAUM
    ..................

    ResponderEliminar