segunda-feira, 20 de abril de 2009

PROSPECÇÃO INTERNACIONAL: Ignacio Camacho (Atl. Madrid)

Nome Completo: Ignacio Camacho Barnola
Data de Nascimento:
04/05/1990 (18 anos)

Local de Nascimento: Saragoça (Espanha)
Nacionalidade: Espanha
Altura: 181 cm
Peso: 72 Kg
Clube: Atl. Madrid
Posição: Médio Centro


Depois de algum tempo sem actualizar este blogue, vou voltar ao activo falando de um jogador que me foi sugerido através do e-mail. Trata-se do jovem Ignacio Camacho, actualmente no Atl. de Madrid. Este jogador é também conhecido como "Nacho" e está prestes a completar 19 anos. Ocupa a posição de médio-centro, definindo-se com um típico médio "box-to-box".

Natural de Saragoça, foi no clube mais representativo dessa cidade que começou a jogar futebol. Mais tarde, veio a ser recrutado pelo Atlético de Madrid e ingressou na academia para as camadas jovens. A sua estreia na equipa principal deu-se já a 1 de Março de 2008 e logo frente ao colosso FC Barcelona. Nesse jogo, os colchoneros venceram por 4-2.

O primeiro golo na La Liga surgiu no dia 3 de Maio, frente ao Recreativo de Huelva. Este jogo foi talvez o melhor de Ignacio Camacho ao mais alto nível. Ele que acabou por bisar na referida partida. Foi a melhor forma de festejar o seu 18º aniversário, que se comemorava no dia seguinte. Mesmo depois das boa indicações dadas durante a sua época de estreia, o treinador Javier Aguirre foi preterindo-o face ao português Maniche e ao recém-chegado por empréstimo, Ever Banega.

Contudo, com a demissão do treinador mexicano e a subida ao cargo por parte de Abel Resino, fez com que "Nacho" Camacho fosse mais utilizando em detrimento de Maniche. Em 2007/08, sua época de estreia na equipa principal (vinha jogando pela equipa B), teve uma utilização bastante frequente após a sua estreia: participou em 10 jogos, 9 deles como titular, e apontou os já referido 2 tentos.

Na nova e actual temporada, a sua utilização tem sido mais esporádica. Mesmo assim, o cenário parece estar a alterar-se com a chegada ao comando da equipa de Abel Resino. Com Javier Aguirre, apesar de constar na grande maioria das convocatórias, apenas jogou com o Liverpool para a Liga dos Campeões (único jogo na competição) e frente ao Athletic de Bilbau. Nos último tempos já tem feito parte dos planos do técnico, que originou uma utilização mais regular.

A carreira internacional deste jogador tem sido bastante promissora com passagem por todos os escalões etários, desde os Sub-15 até aos Sub-21. Foi ele o capitão da Selecção Espanhola Sub-17 que, em 2007, venceu o Europeu da categoria. Competição essa que revelou ao mundo o catalão Bojan Krkic. Este é, aliás, o único troféu que faz parte do seu currículo.

Em termos de características, destaque para a sua capacidade de passe e visão de jogo. Pode também ocupar o lugar à frente dos centrais, ou então, jogar mais adiantado no terreno. Em qualquer uma destas funções, acaba por se destacar através do seu posicionamento e do equilíbrio que permite à equipa. Não é fisicamente exuberante (181 cm e 72 Kg), apesar de não sair sempre em desvantagem do confronto físico.

Sem comentários:

Enviar um comentário