sábado, 25 de maio de 2013

PROSPECÇÃO INTERNACIONAL: Europeu Sub-17 2013: Sete nomes para o futuro

Numa competição vencida pela Rússia, nas grandes penalidades, e onde não houve nenhum destaque individual em particular, ficam aqueles que, na minha opinião, têm mais condições para singrar no futebol profissional, à semelhança do que a UEFA fez aqui. O perfil dos jogadores acaba por ser semelhante, mesmo ocupando posições distintas, e reflecte aquilo que considero mais importante num jogador de futebol: a inteligência e capacidade de decisão aliada à qualidade técnica. São estas características basilares que os seguintes jogadores têm em comum (uns mais do que outros) apesar de depois haver características que os distinguem (até pela posição que ocupam em campo).


Stefan Peric

Data de Nascimento: 13/02/1997
País: Áustria
Clube: Red Bull Salzsburgo
Posição: Defesa Central

Defesa central do lado esquerdo, faz parte dos quadros do Red Bull Salzsburgo. Mesmo sendo da geração anterior à desta competição (nasceu em 1997) é já titular e peça fulcral nesta selecção. Destro, destaca-se sobretudo pela enorme capacidade para sair em construção com a bola controlada. Por vezes, comete excessos nas suas iniciativas, algo que deverá corrigir. Fisicamente forte, é rápido e forte no posicionamento. Sem dúvida, um atleta a acompanhar.


Elio Capradossi

Data de Nascimento: 11/03/1996
País: Itália 
Clube: AS Roma
Posição: Defesa Central

Patrão da defesa italiana e da AS Roma exibiu neste europeu uma maturidade assinalável. Preocupação em sair a jogar, embora não arriscando tanto na progressão como Peric. Esquerdino, destacou-se também pela capacidade nos lances divididos e no jogo aéreo, quer defensivo quer ofensivo, apontando inclusivamente dois tentos.



Mario Pugliese

Data de Nascimento: 26/03/1996
País: Itália 
Clube: Atalanta
Posição: Médio Centro

Se Capradossi é o patrão da defesa italiana, Pugliese é o patrão de todo o jogo ofensivo dos transalpinos. Jogador do Atalanta, este médio centro tem na capacidade de passe a sua grande arma. Rápido a perceber o que o jogo pede, rápido a variar o flanco de jogo e sempre a mostrar-se disponível para receber a bola. Bastante dinâmico e com capacidade de chegada à área contrária. Defensivamente é aguerrido e tem boa capacidade de desarme (a Itália jogou em 4x4x2 clássico, sendo a dupla de médios centros formada por Pugliese e Andrea Palazzi, bastante rigorosos na fase defensiva). Foi o melhor marcador do torneio, juntamente com Capradossi, com dois golos apontados.



Isak Ssewankambo

Data de Nascimento: 27/02/1996
País: Suécia
Clube: Chelsea FC 
Posição: Médio Centro

Jogador já pertencente às camadas jovens do Chelsea. De origem ugandesa, este médio centro "encheu o campo" nos jogos da Suécia. Fisicamente é bastante forte, o que lhe permite progredir bastante com a bola sem ser desarmado pelos adversários. Falta-lhe contudo, definir melhor os timings para soltar ou conduzir a bola. Tecnicamente é evoluído e se devidamente acompanhado nesta fase da carreira poderá ser um caso sério no futebol.



Sergei Makarov

Data de Nascimento: 03/10/1996
País: Rússia
Clube: Lokomotiv Moscovo 
Posição: Médio Defensivo 

Capitão da selecção que acabou por vencer o torneio e uma das esperanças do Lokomotiv de Moscovo. Apesar de não ser um jogador fisicamente evoluído, é ele que protege a zona à frente dos centrais, actuando como médio defensivo. Responsável pela primeira fase de construção, onde raramente comete erros. É bastante seguro no passe, o que permite à sua equipa sair a jogar de forma apoiada.  



Lukas Haraslín

Data de Nascimento: 26/05/1996
País: Eslováquia
Clube: Slovan Bratislava
Posição: Médio Ofensivo

Mais um capitão de equipa, desta feita da selecção da casa, a merecer destaque. Foi o médio mais adiantado da Eslováquia (jogou em 4x3x3, com 2x1 no meio-campo) com liberdade para assumir as despesas da equipa. Tecnicamente acima da médio foi o responsável pelo jogo ofensivo da sua equipa. Destacou-se pela boa capacidade de passe, técnica evoluída e capacidade de decisão. Jogador do Slovan Bratislava mas com capacidade para outros voos.



Gennaro Tutino 

Data de Nascimento: 20/08/1996
País: Itália 
Clube: Nápoles
Posição: Extremo

Talvez o jogador mais evoluído tecnicamente neste torneio. Desequilibrador, Tutino é bastante veloz e procura o 1x1 com o seu oponente. Com espaço para progredir e pensar torna-se perigosíssimo, devido à sua capacidade de drible. Contudo, sabe quando pode ou não arriscar na jogada individual, o que faz com que as suas acções se tornem mais imprevisíveis. De destacar ainda a capacidade de cruzamento e a facilidade de remate. Será certamente uma das apostas do Nápoles a médio/longo prazo. 


Outros destaques: 

Nikola Zivotic (Áustria, Extremo Direito); 
Pavlo Lukyanchuk (Ucrânia, Defesa Central); 
Olexandr Zinchenko (Ucrânia, Médio Centro/Ofensivo); 
Beka Vachiberadze (Médio Centro/Defensivo); 
Sebastian Ramhorn (Suécia, Defesa Esquerdo); 
Erdal Rakip (Suécia, Médio Defensivo)


Nas próximas semanas vou tentar actualizar o blog com mais posts sobre o Torneio de Toulon, Mundial Sub-20 e Europeu Sub-21.

2 comentários:

  1. n conheço mm ng ahahah

    vou tentar ver o u21 e u20 mundial. Mas o u20 calha mm numa altura complicada pq vou tar uma semana fora...

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Este Europeu foi um bocado atípico (ou se calhar até não) nas selecção participantes. Repara que o único país do sul da Europa a participar foi a Itália e também o único histórico (nem Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Alemanha, Holanda,...)

    Tenta ver o Torneio de Toulon (começa sexta). Vão estar no grupo de Portugal o Brasil e Bélgica que não estarão presentes no Mundial.

    ResponderEliminar