terça-feira, 26 de janeiro de 2010

PROSPECÇÃO INTERNACIONAL: Victor Moses (Crystal Palace)

Nome: Victor Moses
Data de Nascimento: 12/12/1990 (19 anos)
Local de Nascimento: Lacuno (Nigéria)
Nacionalidade: Inglaterra
Altura: 178 cm
Peso: 75 Kg
Clube: Crystal Palace (Inglaterra)
Posição: Extremo Direito/Avançado
Camisola Nº: 11
Vídeos: Vídeo 1

O nome de Victor Moses tem andado, por estes dias, a circular como forte hipótese para ingressar num dos grandes clubes de Inglaterra. Surgem várias notícias a dar conta do interesse de Manchester City, Manchester United, Arsenal, Liverpool, entre outros, neste jovem de 19 anos, nascido na Nigéria, mas com passaporte e trajecto nas selecções jovens inglesas.

Começando pelo início, Victor Moses nasceu em Kaduna, Nigéria, no dia 12 de Dezembro de 1990. Depois de os seus pais serem assassinados, tinha então 11 anos, Moses mudou-se para Inglaterra. Como qualquer criança daquela idade, a sua brincadeira favorita era jogar futebol, sempre que possível, com os seus amigos. E foi na escola que foi descoberto por um olheiro do Crystal Palace, cujo estádio se situava a poucos metros da sua escola. O Crystal Palace, impressionado com as qualidades do jovem Moses, providenciou que ele mudasse para uma escola privada, onde iria ter melhores condições para poder evoluir e melhorar o seu futebol.

Com bastantes golos apontados, o próximo passo da afirmação de Victor Moses, dá-se nas selecções jovens inglesas, onde é chamado pela primeira vez no escalão de sub-16. Em sub-17, integra a comitiva inglesa que participou no Campeonato da Europa da categoria, na Bélgica. Corria o ano de 2007, e Moses ajudou a selecção inglesa a chegar à final do torneio, ao apontar 3 golos, perdendo frente à Espanha de Bojan. Mesmo assim, Moses venceu a Bota de Ouro da competição. No mesmo ano, também foi convocado para o Campeonato do Mundo Sub-17, na Coreia do Sul. Moses foi o melhor marcador da selecção inglesa, com 3 golos na fase de grupos, mas uma lesão impediu-o de continuar no torneio, ficando a Inglaterra pelos quartos-de-final.


Depois da excelente prestação no escalão de sub-17, o jovem artilheiro foi promovido ao escalão de sub-18, ao mesmo tempo que se começava a afirmar na primeira equipa do Crystal Palace. Isto fez com não realizasse qualquer jogo pelos sub-18, ingressando de imediato nos sub-19. Ao serviço deste escalão esteve presente no Campeonato da Europa, em 2008, realizado na República Checa. O desempenho da sua selecção neste torneio não foi nada meritória, ficando eliminada logo na fase de grupos.

Simultaneamente a todo este trajecto nos escalões jovens de Inglaterra, Victor Moses ia-se afirmando no seu clube, o Crystal Palace. Na época 2007/08, com apenas 16 anos, estreia-se na equipa sénior, e na mesma temporada já tinha marcado ao serviço da equipa principal. O Crystal Palace, ciente do jovem valor que tinha nas suas fileiras, propôs-lhe o contrato até 2012. Na época seguinte, em todas as competições, disputou 32 jogos e marcou 2 golos. É, de facto, uma utilização uma utilização bastante regular para um jovem de 18 anos. Na actual temporada, Moses já conta com 17 presenças e 6 golos apontados.

Todos estes números fizeram com que se tornasse apetecível para os principais clubes britânicos, e a sua transferência pode ficar já acertada neste período, pois o Crystal Palace atravessa uma grave crise financeira e, com Victor Moses, teria certamente um grande encaixe financeiro.

Moses é um jogador que pode fazer todas as posições da frente de ataque, sentindo-se melhor quando actua como extremo direito ou avançado. Apesar de aparentar ser frágil fisicamente (178 cm), consegue aguentar o choque, o que é bastante útil no futebol britânico, e aliar a sua força com uma técnica invejável. Fixem então este nome, pois ele em breve estará a brilhar nos grandes palcos da Premier League. Resta-nos saber o clube que estará a defender.

Sem comentários:

Enviar um comentário