quinta-feira, 2 de julho de 2009

PROSPECÇÃO INTERNACIONAL: Pastore (Huracán)

Nome Completo: Javier Pastore
Data de Nascimento: 20/06/1989 (20 anos)
Local de Nascimento: Córdoba (Argentina)
Nacionalidade: Argentina
Altura: 187 Kg
Peso: 75 cm
Clube: Huracán
Posição: Médio Centro/Médio Direito
Camisola Nº: 16
Vídeo: Vídeo 1

Hoje decidi falar sobre um nome que tem sido avançado pela imprensa como sendo um dos alvo prioritários do Futebol Clube do Porto, com o objectivo de suprir a transferência de Lucho para o Marselha. Actualmente o Huracán, mesma equipa onde jogam Bolatti, emprestado pelo F.C. Porto, e De Federico, jogador abordado no post de ontem. São estas as principais figuras que têm conduzido o modesto Huracán à liderança e muito perto de conquistar o Torneio Clausura.

Pastore nasceu em Córdoba no dia 20 de Junho de 1986 e começou a jogar num dos clubes mais importantes a nível local: o Talleres de Córdoba. Em Janeiro de 2007 foi emprestado ao Huracán. As suas exibições suscitaram desde logo o interesse dos maiores clubes europeus. Pastore rejeitou um proposta do Manchester United de 10 milhões de dólares, pois, na opinião dele, iria jogar pouco tempo e não poderia evoluir tanto como se fosse para outro clube.

Os seleccionadores argentinos, desde os seleccionadores jovens até Diego Armando Maradona, também não lhe ficaram indiferentes. Pastore estava convocado para o Torneio Sudamericano Sub-20, mas divergências com o Huracán não lhe permitiram representar a selecção das pampas. Mantendo sempre um nível regular, a imprensa argentina começou a "pedir" a presença de Pastore na selecção principal. Maradona já admitiu que contará com ele na próxima convocatória, à semelhança de Mario Bollati.

O período da sua plena afirmação foi o Torneio Clausura. Nesta competição, Pastore participou em 18 jogos, marcou 7 golos e fez duas assitências. Dois destes 7 golos foram frente ao River Plate, onde Pastore considerou que fez um dos melhores jogos da sua, ainda curta, carreira.

Javier Pastore é médio com bastante criatividade e técnica. Tanto pode jogar pelo centro, assumindo mesmo o papel de "criativo", como pode cair numa das alas, sobretudo a direita. O seu estilo de jogar assemelha-se ao de Lucho, sendo Pastore mais rápido com bola que o seu compatriota. Outra característica de Pastore é a facilidade com que aparece na área a finalizar e também os seus remates de longa distância. Ao nível do passe também é bastante bom, tanto curto como longo. Como aspectos a melhorar, à semelhança de De Federico, existe o jogo de cabeça.

Assim está feito o retrato de Pastore de quem se espera que dentro de pouco tempo possa estar a brilhar na Europa. O F.C. Porto é uma forte possibilidade e, como adepto gostaria de o ver brilhar de dragão ao peito. Vamos aguarda que notícias chegam nos próximos dias (ou mesmo horas).

3 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog, será que deseja fazer parceria? O meu blog é: http://conspiracoesetal.blogspot.com/

    Contacte a dizer se aceita a proposta! :)

    ResponderEliminar
  2. O que se passa?
    O blog "morreu"?

    ResponderEliminar