quinta-feira, 4 de junho de 2009

PROSPECÇÃO INTERNACIONAL: Ramires (Cruzeiro)

Nome Completo: Ramires Santos do Nascimento
Data de Nascimento: 24/03/1987 (22 anos)
Local de Nascimento: Rio de Janeiro (Brasil)
Nacionalidade: Brasileira
Altura: 179 cm
Peso: 65 Kg
Clube: Cruzeiro (Já contratado pelo SL Benfica)
Posição: Médio Centro
Vídeos: Vídeo 1

Desta vez, optei por falar e dar a conhecer um dos reforços mais promissores para o nosso campeonato e, que nesta altura, ainda está em competição, ao serviço do Cruzeiro. Ramires começou a sua carreira profissional no Joinville, onde demonstrou a sua qualidade até 2007, ano em que foi abordado pelo Cruzeiro. O custo do seu passe cifrou-se nos 350 000 reais. O objectivo da sua contratação era o de substituir Ricardinho, entretanto transferido para o Corinthians.

No início, também devido à sua juventude, tal não se afigurou nada fácil. Mesmo assim, mereceu a confiança do técnico Dorival Júnior que o colocou a titular logo nos primeiros jogos. No Brasileirão 2007, esteve em 27 partidas assumindo um papel crucial na conquista do 5º lugar. Apesar de actuar longe da baliza adversária, conseguiu marcar 3 golos.

Na sua segunda época ao serviço do clube, 2007/08, participou em 25 jogos e aumentou para 6 o número de tentos apontados. Viu a sua temporada premiada com o prémio de melhor volante do Brasileirão, atrinuído anualmente pela revista Placar. Foi também nesta época que venceu o Campeonato Mineiro.

Na época que agora termina, Ramires revalidou o título de Campeão Mineiro, e tem ajudado o Cruzeiro a realizar uma excelente campanha na Taça dos Libertadores. O Cruzeiro encontra-se nos Quartos-de-Final da competição e perderam frente ao São Paulo. Quanto ao Brasileirão, participou nos 4 jogos, numa altura em que o Cruzeiro se encontra na 7ª posição com 2 vitórias e 2 derrotas.

Ramires denota uma excelente cumplicidade com os adeptos do clube de Belo Horizonte, que até já lhe criaram várias alcunhas. Por curiosidade, fique-se a saber que pode ser chamado de "Queniano Azul" pela sua aparência, a velocidade e, claro, as cores do clube. Outra alcunha é "Pernalonga Azul" pela sua forma peculiar de correr. Existe ainda a alcunha de "Ramires Guerreiro" devido à sua raça e entrega dentro de campo.

Em termos internacionais, Ramires já participou nos Jogos Olímpicos '08 e prepara-se para integrar a comitiva canarinha que vai disputar a Taça das Confederações. De referir que ficou no 3º lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim. Recentemente, estreou-se nas convocatórias para a Selecção AA, depois de já ter jogado 8 partidas ao serviço dos Sub-23.

No passado dia 22 de Maio, o SL Benfica anunciou a sua contratação à CMVM por uma verba de 7,5 M €. Trata-se de um investimento considerável tendo em conta a realidade portuguesa. Por isso, é de esperar que este médio venha acrescentar qualidade à nossa liga. Algumas das características já foram enunciadas ao longo do texto. Trata-se de um jogador que deixa tudo o que tem em campo. Tem ainda a capacidade, não sendo um trinco nem um 10, de aparecer bem em ambas as áreas. Tal pode dever-se à sua velocidade como à inteligência de movimentos.

É esperar para ver como corre a sua adaptação ao futebol europeu e português. Deixem nos comentários a vossa opinião sobre este jogador.

2 comentários:

  1. Das características do Ramirez neste post pouco se ficou a saber em concreto, a não ser que tem velocidade e é rápido....lolololol

    ResponderEliminar
  2. É muito bom jogador e, certamente, fará muito sucesso no Benfica. Fiz uma análise da movimentação de Ramires em seu atual time, o Cruzeiro. Deixarei o link aqui e você deixa a sua opinião lá, ok? Abraços. Marcelo Costa.

    http://esquemastaticos.blogspot.com/2009/05/analise-do-cruzeiro-movimentacao-de.html

    ResponderEliminar